Ford:
Motor Zetec Rocam

05 - Filtro e Chip no Fiesta Rocam (07/11/02)
04 - Confiabilidade do Zetec Rocam
(07/11/02)

03 - Turbo no Fiesta Rocam
(01/08/02)
02 - Consumo anormal do Fiesta Rocam (09/04/2002)
01 - Indicação de Óleo para Fiesta Rocam (09/04/2002)

 

01 - Indicação de Óleo para Fiesta Rocam, dúvida de Edmar Pereira:
     Tenho tido dificuldade em encontrar o óleo texaco 5W30 do fiesta, gostaria de saber q óleo poderia substituí-lo, com prazo de troca de 20.000km tbm. E tbm queria saber se as velas, como são trocadas a cada 40.000km, precisam de limpeza antes dessa quilometragem.
     Edmar

Resposta de Felipe Cavalcante:
     Edmar
     Não recomendo o uso de óleo lubrificante para altas quilometragens. O motivo é bem simples: a qualidade do combustível nacional.
     Veja bem, para rodar 20.000 Km você teria que abastecer o seu carro em média 45 vezes. É bem provável que em alguma destas vezes você seja obrigado a abastecer em um posto que não seja de sua confiança, o que é muito comum em viagens.
     A autonomia do Fiesta Rocam 1.0 fica em torno de 450 Km. Ou seja, você iria passar 450 Km rodando com uma gasolina ruim ou adulterada, que fatalmente iria contaminar o óleo lubrificante. Isto se você der sorte de abastecer com gasolina adulterada apenas uma vez.
     Quanto maior a quilometragem com o mesmo óleo, maiores os riscos para o motor. O ideal é sempre anteceder os prazos de troca para evitar surpresas. 
     Eu mesmo cometi o engano de esperar 20.000 Km para trocar o óleo e o resultado foi uma bomba de óleo entupida, que por sorte não resultou em prejuízo maior.
     Portanto, se você colocou um óleo para 20.000 Km, troque com 15.000. Se colocou um óleo para 15.000, troque com 10.000 e assim por diante. 
     Utilizando óleo mineral o ideal é trocar a cada 5.000 Km, mas os motoristas mais cuidadosos costumam trocar com 3.000 Km, isto varia muito de óleo para óleo.
     Conversei com o Mark a respeito e ele me disse que você pode encontrar o óleo Motorcraft 5W30 nas concessionárias Ford por apenas R$ 18,00 o litro.
     Sem dúvida alguma, um bom preço para um óleo destinado a um longo intervalo entre as trocas.
     Quanto às velas, estas não precisam de maiores cuidados. Apenas preste atenção na coloração destas, se estão brancas demais ou carbonizadas e verifique diferenças na coloração das velas. Isto pode indicar um motor desequilibrado, onde um cilindro tem desempenho diferente dos outros e "briga" com eles o tempo todo. Seria como ter 4 motores de 1 cilindro ao invés de 1 motor de 4 cilindros.
     Abraços - Felipe Cavalcante
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02 - Consumo anormal do Fiesta Rocam, dúvida de Marcelo Secemski
     Olá Felipe,
     Parabéns ao Mark e a todos da HP.... estou sempre conferindo as atualizações...
     Estou com uma dúvida: Meu Fiesta GL 1.0 2000/2000 está fazendo 10 km/l na cidade...
     Devo procurar alguma autorizada para regulagem do motor? Qual é o consumo esperado deste modelo?
     Muito obrigado... abraços,
     Marcelo


Resposta de Felipe Cavalcante:
     Marcelo
     Muito obrigado pelos elogios, todos nós agradecemos. Continue nos visitando sempre, é um prazer.
     Vamos à sua dúvida: apesar de não ter muita experiência com motores 1.0, creio que 10 Km/l é uma marca insatisfatória de consumo na cidade. Testes de diversas publicações servem como parâmetro para atestar isso, já que o consumo esperado gira em torno de 12,5 a 13 Km/L.
     Fique atento ao seu modo de dirigir, se você não pega muitos congestionamentos, se não carrega "peso morto" dentro do carro (como o seu cunhado chato, hehehe).
     Se estiver tudo em ordem com o que foi citado acima, pode começar a checar por estes itens:
- Regulagem do motor (injeção)
- Sistema de refrigeração. Perdas térmicas representam menor desempenho e maior consumo.
- Filtros. Filtro de ar sujo aumenta o consumo, o mesmo vale para filtro de óleo e combustível.
- Pressão dos pneus. Você checa a pressão dos pneus semanalmente? Vale a pena.
- Velas: atente para a limpeza e folga correta dos eletrodos.
    Pode parecer complicado, mas é mais simples do que parece. Além disso, ajuda você a se familiarizar com o seu carro, o que é essencial para desenvolver um "feeling" muito útil para identificar o que pode estar errado em uma eventual pane.
     Abraços - Felipe Cavalcante

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03 - Turbo no Fiesta Rocam, dúvida de Ivan
    Olá galera!
    Gostaria de saber se é possível estar turbinando meu fiesta 1.0l rocam, quanto g de turbo colocar para ter um excelente desempenho.
    Onde posso comprar o kit turbo para o fiesta e quanto aproximadamente é o valor já instalado.
    Obrigado

Resposta de Felipe Cavalcante:
    Ivan
    Na teoria é possível turbinar qualquer motor. E o Zetec RoCam não foge à regra.
    Você disse que quer ter um "excelente desempenho". Só que eu não sei o que é um "excelente desempenho" para você.
    Posso supor que você queira seu Zetec andando mais forte do que um Zetec 1.6, por exemplo, que já tem um desempenho muito bom.
    Para isso, o ideal seria a compra de um kit turbo para o motor Zetec, o que iria baratear muito a instalação. Só que a baixa demanda não justifica um investimento no desenvolvimento deste kit por parte dos fabricantes de peças especiais, o que acaba por deixar a preparação um pouco cara.
    Logo, seu motor vai ter um projeto exclusivo, artesanal. Será necessário confeccionar um coletor de escape específico, o que não chega a ser difícil.
    O trabalho principal fica por conta da confecção destas peças (coletor, sistema de pressurização) e logo em seguida pela adequação do sistema de injeção eletrônica, que vai ter seus bicos retrabalhados para maior vazão ou passará a adotar bicos de outros Zetecs maiores. As duas opções são válidas.
    Considerando apenas peças novas, + o custo de mão de obra, creio que vc vá gastar algo em torno de R$ 1500,00 a R$ 2000,00. Claro que é caro, mas eu não arriscaria a turbinar um Zetec ou qualquer outro motor sem ter na mão a nota fiscal e garantia de todas as peças novas.
    O ideal é começar rodando com 0,5 kg, até vc ir se acostumando com as novas reações do carro. O limite para o aumento de pressão geralmente fica na casa de 1kg, dependendo muito da Km, qualidade do motor e do gerenciamento da injeção, que varia de modelo para modelo.
    O negócio é este mesmo. Preparar bem feito para não ter dor de cabeça. O resto é só curtição.

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04 - Confiabilidade do Zetec Rocam, dúvida de Rui Lobo
    Caro Felipe:
    Gostei muito de dirigir a Courier com motor Rocam. Dá de 10 em cima das outras picapes leves. Na tua opinião, esse motor é confiável? Quando o folder fala de vida útil de 240 mil km do motor, significa que depois disso ele não presta mais pra nada? É verdade que, usando o óleo indicado, posso rodar até 20 mil km sem trocas? Como funciona a tal da embreagem hidráulica, e por que não é tão mole como as normais?
    Grande abraço e parabéns pelo site (muito melhor que o da própria Ford!).
    Rui Lobo

Resposta de Felipe Cavalcante:
    Rui
    Na minha opinião, o motor da Courier é muito confiável sim, podendo superar a marca dos 240.000 Km sem maiores problemas, desde que sejam tomados cuidados básicos para a conservação do motor.
    Não recomendo rodar até 20 mil Km sem trocas, por que quanto mais tempo demorar a troca de óleo, mas sujeito ele está a ser contaminado por combustível de má qualidade. O ideal é sempre trocar o óleo em intervalos regulares de no máximo 10.000 Km, no caso de óleos sintéticos ou de base sintética.
    Para os minerais, prevalece e regra dos 3.000 a 5.000 Km.
    A embreagem hidráulica funciona com um sistema que "empurra" o garfo da embragem, ao contrário do sistema convencional com cabo de aço, que "puxa" o garfo no sentido contrário. Ao pisar no pedal da embreagem, um cilindro hidráulico aciona a linha do sistema, que por sua vez acionará o sistema de
embreagem.
    O funcionamento deste sistema é mais suave, macio e livre de trepidações quando comparado com o sistema convencional a cabo. Se a sua embreagem apresentar dificuldades no acionamento, recomendo uma revisão no sistema.
    Abraços
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05 - Filtro e Chip no Fiesta Rocam, dúvida de Guilherme
    E aí Felipe, tudo bom!? Parabéns pela página.
    Aqui quem fala é o Guilherme de Sampa.
    Em Abril desse ano eu comprei um Fiesta Street Hatch 5 portas 2002/2001, azul escuro, Rocam 1.0.
    Agora em Novembro tem a revisão de garantia dos 6 meses, portanto, estou esperando essa revisão para começar a mexer no carrinho. Antes desse Fiesta eu tinha um VW 1.8. Senti a forte diferenca de 96cv(+ ou -) para os 65cv do Fiesta, mas logo depois que me acostumei com os limites do 1.0 me APAIXONEI pelo carro, o motor é redondo e dá um enorme prazer para quem está no volante e ignorando a diferença de cv achei o Fiesta MUITO melhor do que o VW, em questões de maciez, conforto, dirigibilidade e "agilidade" tanto para torque do motor 1.0 em relação aos concorrentes, como principalmente nos comandos ao volante (o carro reage perfeitamente). Confesso que estou alucinado pelo Fiesta 2003 Supercharger, mas não pretendo trocar o meu Street tão cedo!
    Um dos principais motivos que me levaram a trocar de 1.8 para 1.0 foi o consumo de combustivel. O 1.8 fazia 7Km/litro, enquanto o meu fiesta está fazendo 10Km/litro. As vezes fico um pouco insatisfeito com esses 10Km/litro, mas dou um desconto pois eu enfrento uns 30Km de trânsito intenso todos os dias de semana, andando apenas de 1ª e 2ª marcha.
    Enfim, em relação ao consumo tudo bem, mas sou louco por velocidade e o 1.0 apesar de ser o tão "poderoso" Zetec Rocam, não deixa de ter apenas 65cv. Por isso irei começar a mexer no motor dele aos poucos. A princípio estou pensando em colocar um filtro de ar esportivo e remapear o chip de injeção eletrônica. Eu sei que o filtro esportivo filtrará as "impurezas" com menos eficiência, mas gostaria de saber o quanto prejudicial isso será para o motor? Acredito que seja a longo prazo, certo !? Agora, em relação ao chip, eu sei que ele pode ser personalizado e por isso depende das minhas preferências para ser "remapeado". Você sabe que é possível que um único chip tenha em sua memória até quatro programas diferentes, um para cada condição de uso. Esses programas podem ser selecionados por meio de uma chave instalada no painel. E essa idéia de chave no painel me interessou MUITO, pois eu posso fazer o meu Fiesta ser o mais econômico possível no dia-a-dia em que eu pego trânsito intenso e em certas situações fazer ele ficar envenenado na estrada, ou na hora de uma ultrapassagem ou na hora de um "racha urbano". Queria saber se eu posso selecionar um modo de programação e 5 minutos depois selecionar outro, sem que o carro engasgue ou demore para responder ao comando de seleção de programa? Isso gera algum dano ao motor ou a injeção eletrônica?
    Queria saber também se você pode me indicar um mecânico especialista em Ford, ou Zetec Rocam 1.0 aqui em São Paulo-Capital para fazer isso no meu Fiesta, ou até mesmo uma oficina!? Qual o filtro esportivo nacional você indica? Por favor, me dê uma orientação em relação a isso, pois tenho muito medo de deixar o meu carro na mão de algum "zé mané"!!!
    E com toda a sua experiência, você acha aconselhável eu fazer isso para ter um rendimento melhor no meu 1.0???? Se não, o que você aconselha fazer???
    Obrigado pela atenção dispensada.
    Um grande abraço.
    Guilherme

Resposta de Felipe Cavalcante:
    Guilherme
    Primeiramente, obrigado pelos elogios.
    O Fiesta tem mesmo um comportamento dinâmico muito bom.
    Fatores como estes descritos por você, como a direção firme e precisa são apenas algumas das qualidades averiguadas por muitos de nossos leitores e amigos.
    De fato, 10 Km/L é muito para um carro 1.0, mas levando em conta que o seu 1.8 antigo fazia 7Km/L, está até aceitável, já que vc pega muito trânsito.
    Com trânsito livre e pisando leve, meu Santana 1.8 faz 8.5 Km/L. Acho que só não faz mais por causa dos curtos trajetos que eu utilizo, não dá nem pra esquentar o motor.
    O filtro de ar esportivo não irá trazer muitas vantagens para um motor de pequena cilindrada como o seu. Em alguns casos, há uma piora no desempenho e aumento no consumo, como já foi testado pela Fiesta HP, pois a fábrica já otimizou o fluxo de ar. Melhor do que isto, apenas se você desenvolver o conjunto
completo de admissão.
    Quanto ao chip, esqueça qualquer "fórmula mágica" que possam estar tentando lhe vender. O chipo de injeção controla apenas os pulsos dos bicos e em alguns casos a curva de avanço da ignição e é impossível transformar um carro em um canhão apenas mexendo nisso. Um motor de combustão interna atual possui muitos dispositivos mecânicos que se alternam para melhorar o fluxo da mistura, como coletores variáveis, comandos de válvulas variáveis, etc...
    Chip não faz milagres. Existe uma infinidade de informações na programação de um chip e não é apenas mudando alguns pontos que você terá um desempenho melhor, é preciso ser criterioso na escolha de um profissional, que por usa vez também deverá ter um mínimo de qualificação, o suficiente para afastá-lo da categoria atual de "vigaristas do chip".
    As programações de um chip se alternam de maneira automática. A maioria dos sistemas de injeção interpretam os comandos do motorista através de sensores e desta maneira respondem à
solicitação do motorista, sem que seja preciso nenhuma "chave".
    Podemos orientar um profissional capaz de trabalhar com Ford, mas somente em "off", pra evitar publicidade neste espaço.
    No geral, a melhor opção custo/benefício em rendimento continua sendo o turbo, especialmente em motores de baixa cilindrada como o seu.
    Abraços
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