Volkswagen:
Dúvidas Gerais

03 - 2000 Mi ou 2.0 GLi, qual o mais econômico? (07/11/02)
02 - Gol 1.6 Mi 99 com vibração na direção
(10/05/2002) 
01 - Consumo fora do normal no motor At 1.0 (13/04/2002)

 

01 - Consumo fora do normal no motor At 1.0, dúvida de Élcio
     Olá!
     Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um Gol 1.0 AT 8V, 98/98. Ultimamente tenho observado que o desempenho diminuiu sensivelmente, e o consumo aumentou bastante, caindo de uma média de 17 km/l para 14,3 km/l, para o mesmo percurso, e usando a mesma gasolina. Troquei filtros (ar, óleo, combustível), cabos de vela e as velas são novos, óleo idem, porém não obtive melhorias. Poderia ser algum problema com o catalisador? Como testá-lo, se isso for possível? Ou seria algum defeito na parte eletrônica?
     Obrigado!
     Elcio

Resposta de Felipe Cavalcante:
    
Elcio
     Hum, quer dizer que você trocou filtros, cabos de vela, velas e óleo e mesmo assim seu carro anda consumindo muito?
     Já mandou verificar a limpeza dos bicos injetores? Não creio que o problema seja no catalisador, mas sim no sistema de injeção.
     Vale a pena dar uma verificada no sistema.
     Abraços - Felipe
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02 - Gol 1.6 Mi 99 com vibração na direção, dúvida de Júlio Andrade
     Boa tarde!
     Tenho um gol ano 99 1.6 com ar e direção ,coloquei rodas aro 17 com pneus 215x45 pressão 19 ,troquei bandeja ,amortecedor e batentes,não rebaixei o veiculo,estou percebendo folga no batente superior do telescópio ,folga lateral o que devo fazer para amenizar este problema,pois estou sentindo vibração na direção,acredito que os batentes não estão agüentando

Resposta de Felipe Cavalcante:
     Julio
     Toda ação resulta em uma reação. O seu Gol provavelmente saiu de fábrica com uma suspensão acertada para funcionar com um conjunto de rodas e pneus que vão do aro 13 ao 15, ou seja, as opções oferecidas pela fábrica.
     Não tenha dúvidas de que um conjunto 215/45 R17 força bastante a suspensão original. A folga no batente superior provavelmente foi ocasionada pelo seu conjunto de rodagem, com um pneu extremamente baixo que não absorve muito as irregularidades do solo e uma roda maior que força mais a suspensão. Quanto maior a roda, maior a alavanca que ela exerce sobre os cubos de roda.
     A única solução é eliminar a folga com ajustes ou, se necessário, componentes novos. Se você morar em uma cidade como Brasília ou Curitiba, com uma boa pavimentação, o sistema original não trará muitos problemas, mas em uma cidade como São Paulo a coisa já muda de figura. O cuidado deve ser redobrado e nestas condições um jogo de rodas aro 17 só tem apelo estético, mas nenhuma funcionalidade
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03 - 2000 Mi ou 2.0 GLi, qual o mais econômico? dúvida de Fritz Meier
     Prezado Gurú Felipe,
     Pretendo comprar um Quantum usado e estou diante de uma grande dúvida:
     Pelos manuais, o modelo 2000 Mi (injeção multiponto) rende 10,6/15,1 km/l enquanto um 2000 GLi (injeção monoponto) faz 11,3/16,1 km/l.
     Mesmo assim, muita gente, (inclusive o serviço de atendimento ao consumidor da VW, com o manual na mão) ousa dizer que o Mi é mais econômico (o que seria de se esperar de uma tecnologia mais avançada). Será que o manual está errado?
     Na verdade, qual sistema de injeção, nestes carros, é mais econômico?
     Muito obrigado pela gentileza de ajudar.
     Atenciosamente:
     Fritz Meier
     fritz@netyet.com.br

Resposta de Felipe Cavalcante:
     Fritz
     Experiência pessoal: minha Quantum 2000 Mi faz 14 Km/L na estrada a 120 Km/h constantes.
     Um colega possui uma Quantum GLi 2.0 monoponto e ela não costuma passar de 13Km/L.
     Na minha opinião, o sistema Mi, além de mais econômico oferece melhor desempenho.
     Abraços
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