Ford Escort SW GL 1.8 16v 1998
O Station Wagon da linha Ford
reportagem, fotos e testes
realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP
O Escort SW
apareceu no mercado brasileiro de automóveis em 1997. Ele veio para
suprir a falta de uma perua na linha Ford, que acabava de perder a Royale em função do fim da autolatina. Importado da argentina, a perua
Ford apresenta um design sóbrio, de linhas clássicas que nada mudaram
até hoje.
É sob o capô que
encontramos a principal virtude desse veículo. O moderno propulsor Ford
Zetec 16v, 1.8L de 115 cv proporcionava ao veículo desempenho digno de
esportivo e consumo abaixo da média. O câmbio é preciso e de engates
suaves, a relação de engrenagens é longa e oferece ao motorista a
possibilidade de trafegar com o motor em rotações baixas.
O Escort Gl tem
como principais ítens de série: Direção Hidráulica, aquecedor, preparação para som com
antena e 4 alto-falantes, PATS (imobilizador eletrônico), cintos
traseiros auto-retrateis, rodas de aço aro 14 e acabamento interno
aveludado. O modelo avaliado ainda dispunha dos seguintes opcionais:
vidro elétrico, trava elétrica, ar condicionado. Confira o teste nos tópicos abaixo.
Exterior:
Lançado no Brasil em 1983, o Escort mudou
muito de lá para cá. O carro cresceu em seu comprimento, altura e
largura e deixou de participar do segmento dos carros de entrada para se
situar entre os médio-pequenos. A versão SW, lançada somente em 97
com o fim da autolatina, agradou com seu design de linhas clássicas
desde o início de sua importação.

A frente do Escort
SW não tem o aspecto agressivo que o gosto brasileiro aprova. Suas
formas são suaves e arredondadas e caem mais ao gosto europeu. A grade
é a oval que foi inserida em toda a linha até 1999.
Quando se olha de lado
pode-se ter noção do tamanho do carro: são 4,3m de comprimento. Para
efeito de comparação a Marea Weekend é somente 20 cm maior. As
laterais tem linhas retas e com poucas arestas e é atravessada por um
vinco que começa no capo e continua na tampa traseira.
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Estilo
bem ao gosto Europeu, limpo e simples. |
A tampa traseira
é larga e oferece bom acesso ao porta-malas. As lanternas verticais e o
pára-choque com depressão de altura no centro, permitem à tampa abrangir quase todo o vão do compartimento de bagagens, facilitando a
vida do usuário.

Interior:
Apesar do
veículo avaliado ser uma versão básica, o Escort SW honrou a
tradição ford, oferecendo um belo acabamento e interior. Os tons nos
tecidos e plásticos são claros e transmitem sensação de espaço, mas
aparentam manchas com mais facilidade, exigindo cuidado extra do
proprietário. Os revestimentos em tecido nos bancos e portas são
aveludados e muito agradáveis ao toque.

console do motorista
Painel e
console:

painel de instrumentos |

controles de ventilação |
- O painel é simples e de fácil leitura. Possui luzes espia
ao redor dos instrumentos. A iluminação, de cor verde, é direta e eficiente. O
hodômetro oferece leitura parcial e total, ambas analógicas. As informações contidas no
painel são: Velocidade, temperatura da água e
nível do combustível, faz muita falta no modelo o conta-giros.
- O Console é de bom material e seus comandos estão muito bem
posicionados, são de acionamento simples e prático. Os botões são
grandes e bem indicados. A ressalva fica pelos botões do acionamento do
vidro elétrico junto da alavanca do freio de mão. O acionamento requer
um grande deslocamento da mão direita do motorista e muita prática
para se acertar de primeira.
Espaço,
Ergonomia, Conforto e
Porta-malas:

tons claros e... |

...forração aveludada |
Aqui neste tópico moram as grandes virtudes do Escort SW. Vamos citar
separadamente os pontos positivos e negativos nos parágrafos abaixo.
A ergonomia do Escort SW é boa. Mesmo com poucos
ajustes para o motorista (somente ajuste de inclinação do encosto e
distância) é fácil achar uma boa posição para dirigir. O volante
tem boa pega e a direção hidráulica oferece grande leveza. O câmbio
tem alavanca com boa altura e engates precisos. Os espelhos
retrovisores, apesar do pequeno tamanho, oferecem através de suas
lentes convexas, boa área de visibilidade. As colunas do veículo
estão muito bem posicionadas e não atrapalham durante a condução. As colunas
'b' ainda oferecem regulagem de altura para o cinto
de segurança.
O conforto no Escort SW Gl
é bastante privilegiado. Os bancos se moldam muito bem ao motorista. Os
bancos traseiros, oferecem soquetes para os fixadores dos cintos de
segurança e encosto de cabeça para os passageiros nas laterais. O
espaço para as pernas é bom.
Mas não são só o espaço e a maciez dos bancos que
formam o conjunto do conforto. Em contra partida às virtudes acima, o
veículo testado apresentou nível de ruído acima da média vindo da
parte posterior do veículo. A suspensão se mostrou demasiadamente dura
para a proposta do veículo e também apresentou ruídos durante o
teste. A altura do veículo em relação ao solo é baixa e exige
cuidado redobrado ao se passar por valetas e lombadas.
No todo, ao analisarmos ponderadamente as virtudes e
defeitos em relação ao conforto, chegamos a conclusão que os defeitos
apresentados podem ser facilmente sanados com pequenas manutenções
que são merecidas ao se julgar a idade do carro na data do teste (5
anos). Portanto, avaliamos como muito bom o conforto oferecido pelo
Escort SW.
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O
espaço e a qualidade dos tecidos agradam no Escort SW |
O porta malas do Escort SW é bastante interessante
em seus detalhes. O bagagito, tampa que cobre o seu interior, é auto
retrátil e não precisa ser retirado do carro em caso de necessidade.
No lado esquerdo do compartimento, existe um pequeno porta treco com
alça para se guardar pequenos ítens essenciais, como o kit de primeiro
socorros por exemplo. A tampa permite amplo acesso ao porta malas em
função das lanternas traseiras serem verticais e do pára-choque ter uma
depressão central. Ela tem alças em seus 2 lados para facilitar o seu
fechamento e a sua abertura é por chave na própria tampa ou por
acionamento interno por cabo, a alavanca fica ao lado do banco do
motorista.

porta treco |

bagagito que se abre... |

... e fecha |
O banco
traseiro é bipartido e reclinável, mas seu assento não é rebatível.
Infelizmente é uma característica Ford a não inserção do assento
rebatível que poderia ampliar muito a capacidade de carga. O estepe fica
sob o assoalho, necessitando a remoção quase que completa da bagagem
para acessá-lo.
Notas do Editor:
O veículo apresentou boa média em todos os
quesitos avaliados. O motor tem muito vigor e entusiasma.. ainda mais
aliado ao câmbio longo que permite acelerações de 0-100 km/h com
apenas a troca da 1a para a 2a marcha. Os ruídos internos realmente
incomodam e parecem ser reclamação constante dos proprietários, que
são levados a periodicamente ajustar a tampa traseira. OI consumo é
totalmente adequado ao porte do veículo. Recomendo o veículo sem
dúvidas, principalmente pelo seu ótimo custo/benefício.
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