Ford Fiesta GLX 1.6 2000
Lobo em pele de lobo.
reportagem, fotos e testes
realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP
Depois de receber
um Face-Lift no final de 1999, o Fiesta veio para o Ano 2000 com novo
fôlego para enfrentar seus adversários. A reestilização trouxe como
principais novidades a nova frente, mais inspirada e agressiva e o motor
Zetec Rocam, desenvolvido no Brasil, com ótimas especificações de
fábrica.
Neste teste avaliamos a versão GLX, a topo de linha
do Fiesta incrementada com o kit aerodinâmico da série especial Fiesta Sport.
O Fiesta Glx tem
como principais ítens de série: Aquecedor, preparação para som com
antena e 4 alto-falantes, PATS (imobilizador eletronico), cintos
traseiros auto-retrateis, rodas de aço aro 14 e acabamento interno
aveludado. O modelo avaliado ainda dispunha dos seguintes opcionais:
vidro elétrico, trava elétrica, ar condicionado, rodas de liga aro
14´ e kit aerodinamico do Fiesta Sport. Confira o teste nos tópicos abaixo.
Exterior:
O Fiesta modelo 2000 está mais agradável que
o modelo antigo, mas não são todos que são adeptos de seu estilo.
Este modelo incorporou algumas características de estilo que a Ford
aplicou primeiro no Ford Ka, o New Edge, que combina linhas curvas com
formas trapezoidais e angulos agudos.
Vamos conhecer agora, as
principais características externas do Fiesta Glx.

Sua frente,
recebeu novos pára-choques com moldura sem pintura, faróis e grade,
ficou ao mesmo tempo harmônica e agressiva. Este é um ponto que
geralmente agrada no veículo. As laterais permaneceram inalteradas, com
linhas fortes e bem definidas. A traseira ganhou novos pára-choques com
moldura sem pintura, assim como a frente, e ficou com um aspecto mais
robusto.

nova frente |

novas rodas e saias |

nova traseira |
É bom lembrarmos
que o veículo avaliado não está com o estilo original do Fiesta Glx,
e sim com kit aerodinâmico original do Fiesta Sport.
Nós da Fiesta HP,
avaliamos que as mudanças estéticas no Fiesta 2000 foram de bom gosto
e melhorou substancialmente a aparência do carro.

Interior:
O interior do Fiesta Glx 2000 infelizmente, por
motivo de redução de custo sofreu uma sensível queda no nível de
acabamento e equipamentos. Não são mais oferecidos, nem como opcionais,
equipamentos como o porta trecos emborrachado no console central, retrovisor elétrico com desembaçador,
abertura interna do porta malas, luz de cortesia no porta malas. Tais
ítens não são fundamentais ao veículo, mas quando presentes, geram
uma maior satisfação ao proprietário..

painel belo e funcional
Contando com acabamento de primeira, o Fiesta Glx
agrada até os mais exigentes.Seu painel não possui rebarbas e tem um
tom muito bonito, bem como seus paineis de porta com forração
completa. O interior do carro é composto por tons claros em todos os
lugares: carpetes, portas, painel e bancos. A utilização de cores
claras traz uma necessária sensação de espaço ao Fiesta, mas ao
mesmo tempo, tende a aparentar com mais vivacidade a sujeira e o
desgaste nos tecidos.
Painel e
console:

comandos ao alcance.. |

comandos da ventilação |

iluminação noturna |
- O painel é muito bonito, possui luzes espia que se camuflam quando
apagadas, passando a impressão nostalgica de que só os marcadores
estão lá. A iluminação, de cor verde, é direta e eficiente. O
hodômetro é digital.
- As informações contidas no
painel são: Velocidade, Rotação do motor, temperatura da água e
nível do combústivel, além de diversas luzes espia.
- O Console é de bom material e seus comandos estão muito bem
posicionados, são de acionamento simples e prático. A ressalva fica
pelas lâmpadas indicativas do ar condicionado, que não são bem
visíveis a luz do dia, dificultando a leitura da informação. O
acendedor de cigarros tem um design de gosto duvidoso.
- No lado do passageiro, o console é recuado para oferecer
mais espaço e o porta luvas é de bom tamanho.
Espaço,
Ergonomia, Conforto e
Porta-malas:

tons claros e... |

...forração aveludada |
Neste ponto de
nossas matérias, chegaremos ao ponto mais crucial do fiesta, mas como
num vestibular, vamos deixar as mais difíceis para depois.
A ergonomia do Fiesta é impressionante, a impressão
ao se sentar no volante é a de vestir o carro. O painel envolve o
motorista e deixa todos os comandos ao alcance, sem precisar de contorcionismos para se alcançar os botões. O câmbio depois de uma
curta adaptação apresenta engates suavez e muito precisos, é um ponto
de muito destaque. O volante tem ótima pegada e um desenho muito
agradável. As colunas ainda oferecem regulagem de altura para o cinto
de segurança.
O Fiesta Glx tem uma
característica de conforto diferente dos Fiesta Gl, por apresentar pneu
de perfil 2mm mais baixo e uma calibragem de suspensão mais firme, o
veículo transmite com mais intensidade as imperfeições do solo para
os ocupantes, mas ao mesmo tempo, concede ao veículo um comportamento
dinâmico melhor, com pouquíssima inclinação em curvas e aderência
irrepreensível ao solo.
Ainda contribuindo com o conforto, ainda temos bancos
com tecido aveludado em toda a sua forração.
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pequenos
detalhes como os painéis de porta e cintos traseiros retráteis fazem a
diferença |
Agora chegamos no ponto crítico do fiesta, o espaço
interno. Apesar de possuir entre eixos apenas 1 cm menor que o do Fiat
Palio, o Fiesta tem um espaço reduzido para ocupantes na parte
dianteira e traseira para pessoas maiores que 1,85m e/ou obesas. Na
frente, por ter pouca largura, e painel e volantes num nível mais
baixo, o motorista pode ficar com as pernas ralando no volante e dar
alguns esbarrões no passageiro ao lado quando engata a 5a marcha.
Atrás, os problemas quase que se repetem, pois há
pouca largura para os ombros e altura para a cabeça, mais uma vez, os
maiores que 1,85m sofrem para se ajeitar... pode ainda haver mais um
agravante, caso os ocupantes da frente sejam muito grandes, o espaço
para as pernas também fica muito reduzido, e não é raro o ocupante do
banco dianteiro levar joelhadas do do banco traseiro.

porta malas bem dimensionado, estepe fora do
veículo
O porta-malas tem
seu espaço muito bem aproveitado, com proporções semelhantes entre
altura e profundidade, consegue-se colocar malas, monitores e etc sem
problemas. O estepe fica sob o assoalho do veículo e é desprendido por
uma pequena trava, tal recurso evita que se tenha que esvaziar o bagageiro caso
fure o pneu.
Notas do Editor:
Sem comentários, excelente, principalmente ao
julgar pelos comparativos realizados.
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