Ford Fiesta GLX 1.6 2000
Lobo em pele de lobo.

 

 

reportagem, fotos e testes realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP

 

Depois de receber um Face-Lift no final de 1999, o Fiesta veio para o Ano 2000 com novo fôlego para enfrentar seus adversários. A reestilização trouxe como principais novidades a nova frente, mais inspirada e agressiva e o motor Zetec Rocam, desenvolvido no Brasil, com ótimas especificações de fábrica.

Neste teste avaliamos a versão GLX, a topo de linha do Fiesta incrementada com o kit aerodinâmico da série especial Fiesta Sport. 

 

O Fiesta Glx tem como principais ítens de série: Aquecedor, preparação para som com antena e 4 alto-falantes, PATS (imobilizador eletronico), cintos traseiros auto-retrateis, rodas de aço aro 14 e acabamento interno aveludado. O modelo avaliado ainda dispunha dos seguintes opcionais: vidro elétrico, trava elétrica, ar condicionado, rodas de liga aro 14´ e kit aerodinamico do Fiesta Sport. Confira o teste nos tópicos abaixo.

Exterior:

O Fiesta modelo 2000 está mais agradável que o modelo antigo, mas não são todos que são adeptos de seu estilo. Este modelo incorporou algumas características de estilo que a Ford aplicou primeiro no Ford Ka, o New Edge, que combina linhas curvas com formas trapezoidais e angulos agudos.

Vamos conhecer agora, as principais características externas do Fiesta Glx.

Sua frente, recebeu novos pára-choques com moldura sem pintura, faróis e grade, ficou ao mesmo tempo harmônica e agressiva. Este é um ponto que geralmente agrada no veículo. As laterais permaneceram inalteradas, com linhas fortes e bem definidas. A traseira ganhou novos pára-choques com moldura sem pintura, assim como a frente, e ficou com um aspecto mais robusto.


nova frente

novas rodas e saias

nova traseira

É bom lembrarmos que o veículo avaliado não está com o estilo original do Fiesta Glx, e sim com kit aerodinâmico original do Fiesta Sport.

Nós da Fiesta HP, avaliamos que as mudanças estéticas no Fiesta 2000 foram de bom gosto e melhorou substancialmente a aparência do carro. 

Interior:

O interior do Fiesta Glx 2000 infelizmente, por motivo de redução de custo sofreu uma sensível queda no nível de acabamento e equipamentos. Não são mais oferecidos, nem como opcionais, equipamentos como o porta trecos emborrachado no console central, retrovisor elétrico com desembaçador, abertura interna do porta malas, luz de cortesia no porta malas. Tais ítens não são fundamentais ao veículo, mas quando presentes, geram uma maior satisfação ao proprietário..


painel belo e funcional

Contando com acabamento de primeira, o Fiesta Glx agrada até os mais exigentes.Seu painel não possui rebarbas e tem um tom muito bonito, bem como seus paineis de porta com forração completa. O interior do carro é composto por tons claros em todos os lugares: carpetes, portas, painel e bancos. A utilização de cores claras traz uma necessária sensação de espaço ao Fiesta, mas ao mesmo tempo, tende a aparentar com mais vivacidade a sujeira e o desgaste nos tecidos.

Painel e console:


comandos ao alcance..

comandos da ventilação

iluminação noturna


- O painel é muito bonito, possui luzes espia que se camuflam quando apagadas, passando a impressão nostalgica de que só os marcadores estão lá. A iluminação, de cor verde, é direta e eficiente. O hodômetro é digital.
- As informações contidas no painel são: Velocidade, Rotação do motor, temperatura da água e nível do combústivel, além de diversas luzes espia.
- O Console é de bom material e seus comandos estão muito bem posicionados, são de acionamento simples e prático. A ressalva fica pelas lâmpadas indicativas do ar condicionado, que não são bem visíveis a luz do dia, dificultando a leitura da informação. O acendedor de cigarros tem um design de gosto duvidoso.
- No lado do passageiro, o console é recuado para oferecer mais espaço e o porta luvas é de bom tamanho.

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:


tons claros e...

...forração aveludada

Neste ponto de nossas matérias, chegaremos ao ponto mais crucial do fiesta, mas como num vestibular, vamos deixar as mais difíceis para depois. 

A ergonomia do Fiesta é impressionante, a impressão ao se sentar no volante é a de vestir o carro. O painel envolve o motorista e deixa todos os comandos ao alcance, sem precisar de contorcionismos para se alcançar os botões. O câmbio depois de uma curta adaptação apresenta engates suavez e muito precisos, é um ponto de muito destaque. O volante tem ótima pegada e um desenho muito agradável. As colunas ainda oferecem regulagem de altura para o cinto de segurança.

O Fiesta Glx tem uma característica de conforto diferente dos Fiesta Gl, por apresentar pneu de perfil 2mm mais baixo e uma calibragem de suspensão mais firme, o veículo transmite com mais intensidade as imperfeições do solo para os ocupantes, mas ao mesmo tempo, concede ao veículo um comportamento dinâmico melhor, com pouquíssima inclinação em curvas e aderência irrepreensível ao solo.

Ainda contribuindo com o conforto, ainda temos bancos com tecido aveludado em toda a sua forração.

pequenos detalhes como os painéis de porta e cintos traseiros retráteis fazem a diferença

Agora chegamos no ponto crítico do fiesta, o espaço interno. Apesar de possuir entre eixos apenas 1 cm menor que o do Fiat Palio, o Fiesta tem um espaço reduzido para ocupantes na parte dianteira e traseira para pessoas maiores que 1,85m e/ou obesas. Na frente, por ter pouca largura, e painel e volantes num nível mais baixo, o motorista pode ficar com as pernas ralando no volante e dar alguns esbarrões no passageiro ao lado quando engata a 5a marcha. 

Atrás, os problemas quase que se repetem, pois há pouca largura para os ombros e altura para a cabeça, mais uma vez, os maiores que 1,85m sofrem para se ajeitar... pode ainda haver mais um agravante, caso os ocupantes da frente sejam muito grandes, o espaço para as pernas também fica muito reduzido, e não é raro o ocupante do banco dianteiro levar joelhadas do do banco traseiro.


porta malas bem dimensionado, estepe fora do veículo

O porta-malas tem seu espaço muito bem aproveitado, com proporções semelhantes entre altura e profundidade, consegue-se colocar malas, monitores e etc sem problemas. O estepe fica sob o assoalho do veículo e é desprendido por uma pequena trava, tal recurso evita que se tenha que esvaziar o bagageiro caso fure o pneu.

Notas do Editor:

Sem comentários, excelente, principalmente ao julgar pelos comparativos realizados.

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