Ford Ka GL Image 1.0 2002
O pequeno equipado da Ford

 

 

reportagem, fotos e testes realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP

A versão image do Ka sempre foi a versão mais requintada da linha. Desde que foi lançada, sempre contou com para choques na cor do carro, desembaçador traseiro, aquecimento e etc. Para a linha 2002, ela veio ainda mais equipada, com muito mais equipamentos, incluindo duo elétrico e direção hidráulica de série.

A versão avaliada era completa, contando com todos os opcionais disponíveis ao pequeno 'karrinho'. Confira o teste nos tópicos abaixo.

Exterior:

O Ka tem desenho de característica forte e própria. Ele é o primeiro representante do novo estilo empregado pela Ford em seus veículos, o new edge, que conbina arestas e angulos agudos com contornos arredondados.

Para a linha 2002, a Ford realizou diversas alterações no veículo devido à rejeição do público ao ousado desenho do modelo. Essa reestilização trouxe várias novidades para o Ka.

Sua frente, recebeu novos pára-choques e grade, deixando-o com um visual muito agressivo e bonito. Muito mais atualizado com a linha atual da empresa. As laterais ganharam novas calotas, de desenho muito belo e a traseira foi totalmente reformulada.


nova frente

novas calotas

nova traseira

A traseira do veículo ganhou as seguintes modificações: 
- Placa de identificação foi movida do pára-choque para a tampa do porta malas
- Novo para-choque.
- Lanternas ficaram verticais e agora são de lentes transparentes.
- O vidro traseiro recebeu novo corte.

Nós da Fiesta HP, apesar de acharmos a antiga traseira mais harmoniosa, aprovamos as mudanças feitas na linha 2002 e pelo que os números indicam, o mercado aprovou também.

Interior:

Aqui moram os principais detalhes e diferenciais do Ford Ka. Homologado para somente 4 passageiros, o 'pequeno' da Ford corre em desvantagem contra seus concorrentes... mas quem procura estilo, charme e exclusividade, se encontra no Ford Ka.

Na frente, o carro é muito espaçoso, superior até ao seu primo maior, o Fiesta. Atrás, o espaço é pequeno para 3 pessoas, mas como o carro é homologado para 4 passageiros somente, o espaço atrás é ótimo! Só fica um pouco apertado caso os passageiros da frente recuem por inteiro os seus bancos. Vamos agora comentar os detalhes internos do carrinho:

Painel e console:


- O painel é compacto e informativo. Bem completo, inclusive com conta-giros, o painel é de fácil leitura e visualização.
- O Console é de bom material e seus comandos estão sempre a mão. A ergonomia foi fator de desenvolvimento em cada detalhe.
- Destacamos aqui o conta-giros, relógio analógico, abertura interna do porta-malas, luzes individuais de leitura e porta trecos junto ao retrovisor interno do veículo.

 

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:

Como já dissemos, o Ka é homologado para somente 4 passageiros, que viajam com muito conforto, tanto quando vão a frente quanto atrás do veículo. Na frente, os bancos são ergonômicos e oferecem ótimos apoios para o motorista, os comandos ficam todos a mão e o câmbio tem boa altura e precisão nos engates.

Atrás, os passageiros contam com um ótimo espaço para as pernas, cabeça e ombros, desde que os passageiros da frente não recuem excessivamente os bancos. São oferecidos aos passageiros de trás, porta copos na lateral do banco e um excelente porta trecos sob o apoio de braço do passageiro da direita.

Na frente, a posição de dirigir é fantástica e todos os comandos ficam à mão.Os bancos oferecem ótimo apoio aos ocupantes, a direção é leve e precisa e o câmbio oferece engates muito suaves. Não encontramos nenhuma ressalva em relação ao projeto do interior do veículo.

Notas Fiesta HP:

Mark Smith, Webmaster: Excelente veículo, muito prático. Preenche todas as necessidades para o uso urbano do veículo. O desempenho foi aquém do esperado, e o veículo apresentava algumas falhas de acabamento, como dobradiça do bagagito solta e porta luvas e porta trecos superior com fechamento difícil.

Bruno Farani, Divulgação: O carro é muito confortável, ótimo para o trânsito da cidade, além de pequeno, o que facilita muito na hora de achar vagas para estacionar, é um carro agradável, apesar do espaço pequeno para quem fica no banco de trás, não gostei do novo porta luvas, que não havia modo de ficar fechado, o carro no demais me agradou.

 

 

Avaliações FORD HP - Início

www.fordhp.com.br