Ford Fiesta Class 1.6 2003
Ford se consolida líder dos compactos
premium

reportagem, fotos e testes
realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP
Lançado em
junho de 2002, o Novo Fiesta já se tornou figurinha carimbada nas ruas de todo
o país. Dificilmente não se encontra um pelo caminho. O carro cativa pelo seu
estilo arrojado e inovador e chama a atenção por onde passa. Passado mais de
um ano de seu lançamento, finalmente disponibilizamos o carro para avaliação.
Confira no menu acima e nas seções abaixo, como o carro se saiu em nossa
avaliação.
Exterior:
Definitivamente o ponto de maior apelo do Novo
Fiesta. O carro foi totalmente remodelado e não guardou vestígios de seu antecessor.

Baseado nas mais atuais tendências de design, o Novo Fiesta alia em um
conjunto harmonioso as linhas angulosas e bem definidas do padrão New Edge Ford e as novas tendências de projeto e estilo.
Quando
visto de frente, o Novo Fiesta impressiona por seu belo grupo ótico com
farol, lanterna e seta sob a mesma lente. Talvez, o pisca pudesse ser
branco com lâmpada laranja nessa versão topo de linha para pronunciar
diferença com as demais versões. Olhando de lado, as belas
rodas aliadas à cobertura preta das colunas dão o tom esportivo do
carro. A linha de cintura que sobe da dianteira para a traseira agrada
aos olhos. Apenas a curvatura acentuada do teto na parte posterior do
carro nos desagradou. A traseira segue a tendência trazida ao Brasil
pelo Fiat Marea Weekend, com luzes em posição vertical e elevada. Tal
medida aumenta a segurança passiva do veículo, já que essas luzes
são de visualização mais fácil para os veículos que seguem
atrás.

Interior:
Não tão
caprichado quanto o exterior, o interior do novo Fiesta é muito bem
projetado, mas deixa a desejar em alguns aspectos. Confira nossas
opiniões em cada aspecto.

Painel e
console:

painel de instrumentos
- O painel apresenta instrumentos compatíveis com o
padrão do carro. Possui
velocímetro, tacômetro e indicadores de temperatura e combustível
digitais no
quadro do tacômetro. No quadro do velocímetro figuram relógio e
odômetro total e parcial. As luzes de advertência são apenas convencionais,
indicando o funcionamento ou não de itens como faróis altos, Abs e Air Bag.
- A grafia do painel é bela, mas não favorece a
leitura durante o dia. O fundo cinza claro dos instrumentos não contrasta o
suficiente para uma leitura rápida e direta. Devido à iluminação indireta,
à noite a leitura dos instrumentos é favorecida e não apresenta
qualquer problema.

iluminação noturna
- Em busca de maior durabilidade e economia, os materiais
empregados no console são ásperos mas facilmente limpos. O painel é
composto em peça única, evitando que surjam barulhos no veículo com o
passar do tempo. A Ford ficou devendo um cuidado maior nos porta-mapas das
portas, que apresentavam rebarbas em suas bordas.

controles de ventilação
- Por ser um modelo topo de linha, avaliado em R$
36.100 (13/09/2003), achamos que os seguintes itens deveriam estar
presentes no carro:
- Luz indicadora de portas abertas.
- Abertura interna do porta-malas.
- Bolsas porta-revistas atrás dos bancos.
- Luzes de leitura individuais.
- Aparelho de som com CD.
- Vidros elétricos com função um toque e
temporizador.
- Fechamento dos vidros pelo controle remoto das
travas.
Espaço:

O impressionante espaço interno... |

...do novo Ford Fiesta |
O Novo Ford
Fiesta conta com um aliado de peso para alavancar suas vendas. O espaço
interno. Se por fora, ele cresceu em todos os sentidos, por dentro não
poderia ser diferente. No banco de trás, três adultos viajam com
conforto, com espaço de sobra para as pernas, ombros e cabeça. Na
frente, o motorista conta com bom apoio para as pernas mas as costas
ficam soltas.
Ergonomia:
O
Novo Ford Fiesta tem ótima ergonomia. Independente de sua estatura,
tenha certeza que você sentirá a sensação de "vestir o
carro". O motorista fica em posição alta, muito agradável de
dirigir. Os comandos no painel são bem sinalizados e de fácil acesso e
inspirada nos carros de rally, a alavanca de câmbio foi elevada,
ficando literalmente "na mão" do motorista. Os bancos apoiam
bem as coxas, mas ficam devendo no apoio lateral para as costas.
Conforto:
Com
o carro parado, neste ponto o Fiesta não se destaca dos demais
veículos. A espuma dos bancos tem densidade elevada em demasia, os tecidos são de
qualidade mediana e um tanto ásperos. Faltam itens de conveniência
conforme citado acima e em altas velocidades, os pneus que a Pirelli diz
ter criado especificamente para o veículo, são um tanto ruidosos.

tecidos de padronagem clara e agradável
Quando em movimento, o Fiesta se revela. A
suspensão absorve muito bem as irregularidades do piso. Buracos,
lombadas e valetas tem seu impacto minimizado para os ocupantes do
veículo. Por ser um veículo alto, se espera em curvas com alta
velocidade, grande inclinação da carroceria, mas tal efeito não
ocorre. O Novo Fiesta gruda no asfalto e proporciona uma direção
bastante divertida.
Porta-malas:
Com
capacidade de 305L, é o maior da categoria. Sem cantos vivos acomoda os
mais diversos tipos de mala.

O porta-malas do Novo Fiesta não é um
espetáculo, mas é o maior da categoria, com 305L.
Segurança:
Quando você está fora do carro, o Novo Fiesta conta com o PATS para
proteger o seu patrimônio. O PATS é um sistema imobilizador via
transponder. Com ele, apenas a chave corretamente codificada pode ligar
o carro.

Duplo Air Bag
Quando você está dentro, diversos itens de segurança passiva,
protegem você e os outros ocupantes do veículo. Eficientes freios ABS*
evitam o travamento das rodas em uma frenagem de emergência,
propiciando controle total sobre o veículo. No caso de colisão, o
duplo Air-Bag* (motorista e passageiro) entram em ação para evitar
impactos com a cabeça dos ocupantes. O Novo Fiesta conta ainda com:
Cintos de segurança retráteis de três pontos para quatro ocupantes e
abdominal de dois pontos para o ocupante do assento central do banco
traseiro, encosto de cabeça para quatro ocupantes, cintos de segurança
dianteiros com regulagem de altura e barras de proteção nas laterais
dos veículo.
Notas do Editor:
O Novo Fiesta conseguiu vencer o preconceito
que eu sentia por ele. O aumento de quase 100 kg no peso foi
inteligentemente compensado pelo encurtamento nas relações de marcha.
O consumo foi surpreendente, principalmente em trecho urbano. Para o
carro ter meu conceito máximo, só precisaria de um acabamento mais
caprichado, com materiais de maior qualidade e a inclusão de alguns itens
de conveniência a mais. Fica de sugestão para a Ford, o desagrupamento
dos opcionais. Fim de teste, mais um veículo Ford testado e aprovado
pela Fiesta HP. "Viva cada quilometro"
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