Ford Fiesta Street 1.0 2003
O Fiesta mais despojado agrada por seu desempenho.
reportagem, fotos e testes
realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP
Graças ao
baixo custo de manutenção e à durabilidade do conjunto do Fiesta Street, os
grandes frotistas passaram a necessitar de uma versão mais básica do que a
Ford estava disposta a oferecer. Uma versão onde os pequenos ítens de luxo
pudessem ficar de lado para baratear ao máximo o custo do carro. Imagine por
exemplo a compra de 50 carros: um desconto de R$ 100 em cada um
geraria uma economia de R$ 5000,00 - nada desprezível.
Agradecemos aqui o Alexandre, do
ZetecClub
por ceder o carro para nosso teste.
Exterior:
Logo a primeira vista se percebe a proposta do
carro. A ausência de itens como pára-choques pintados e calotas causam
impacto visual imediato. Também estão ausentes os frisos laterais nas portas e
a grade dianteira com pintura de moldura, que foi substituída pela grade da Pick-up
Courier.
Ainda
assim, com toda essa redução de custos, ainda temos alguns itens que
o deixam a frente da concorrência. Os faróis são de superfície
complexa, com lente de policarbonato, as laterais apresentam repetidores
de luzes de direção ativos e os retrovisores apresentam lentes
convexas e tamanhos semelhantes.
rodas com calota "hub cap"
. |
pára-choques sem pintura e grade de Courier |
Interior:
Equipamentos:
Aqui o Fiesta
Street, apesar do aspecto espartano, se saiu muito bem. Ele trás itens que a
maioria de seus concorrentes não trás, confira-os nas fotos abaixo:
tomada 12 Volts |
painel com temperatura |
para sol com espelho |
controle interno dos
retrovisores |
|
console central
. |
Os itens acima apresentados, geralmente não aparecem na concorrência. O Fiesta
Street tem disponível itens como Tomada de 12V, painel de instrumentos
com hodômetro digital (total e parcial) e mostrador da temperatura da
água, para-sol do passageiro com espelho, controle interno dos
retrovisores e console central com cinzeiro.
A decepção
fica por conta do revestimento das portas, apesar de não ser parcial como
no palio e no Ka, ele é totalmente de plástico.
Painel e
console:
- O painel é simples e de fácil leitura. Possui luzes espia
ao redor dos instrumentos. A iluminação, de cor verde, é direta e eficiente. O
hodômetro oferece leitura parcial e total, ambas digitais. As informações contidas no
painel são: Velocidade, temperatura da água e
nível do combustível.
- O Console é de bom material, o mesmo das versões
superiores e seus comandos estão muito bem
posicionados, são de acionamento simples e prático.
Espaço e
Ergonomia:
Comentando na seqüência, vamos começar pelo espaço. Como todo Fiesta
da geração Mk5 (a anterior à do Novo Fiesta) o espaço interno
é apenas razoável, principalmente para os passageiros que viajam
atrás. Motoristas com dimensões "avantajadas", tanto em
altura quanto largura, tem dificuldade em se adaptar ao carro. O
porta-malas é bem projetado e acomoda bem os diversos tipos de mala. O
estepe fica localizado sob o mesmo e é liberado por uma argola interna.
Ótimo recurso usado pela Ford.
A ergonomia é muito boa, os bancos apresentam apoios
laterais firmes e bem dimensionados. Os pedais tem boa distância entre
si e existe um falso pedal para repouso do pé direito em caso de longos
períodos sem trocas de marcha. As alavancas do painel são bem
posicionadas e o câmbio é macio e preciso.
Ainda sobre a ergonomia, é bom
ressaltar a ótima visibilidade proporcionada pelos veículo, com vidros
grandes e colunas pequenas. Os retrovisores são convexos e apresentam
ótima visibilidade.
Notas do Editor:
Apesar do apelo, o veículo não é básico de
tudo e oferece ítens de conveniência bastante úteis. O desempenho é
brilhante. Passa com louvor no teste.
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