Ford Focus Sedan Ghia 2.0 16v Auto 2003

O sedan topo de linha da Ford

 

Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith - Piloto de Testes FORDHP

Lançado no Brasil em 2000, o Focus sempre impressionou por seu desenho marcante, chamando a atenção por qualquer lugar onde passe. Importado da Argentina, o Focus chega ao seu 4º ano de vida no Brasil com fôlego extra para conquistar os consumidores. Motor com nova calibragem nas versões manuais e diversos novos equipamentos tornaram o modelo ainda mais atrativo. Seja bem vindo. Conheça melhor o Ford Focus Ghia Sedã.  

Exterior:

Mesmo sem modificações estéticas desde o seu lançamento, o Focus continua com desenho moderno e arrojado. 

Baseado no estilo de design batizado pela Ford como New Edge, o Focus Sedã tem desenho que combina linhas arredondadas com linhas retas e ângulos agudos. Os arcos dos pára-lamas são saltados e a linha de cintura é alta. 

A frente é bela e agressiva, os faróis de superfície complexa em formato "triangular" em conjunto com a grade trapezoidal formam um belo conjunto. Os piscas, infelizmente laranjas, destoam mas não comprometem a harmonia do carro. Empatada em beleza com a frente, está a lateral do carro, com formas e linhas que se integram perfeitamente com o restante do veículo. As colunas B e C pintadas em preto e o repetidor de luz no pára-lama em forma de triângulo, trazem esportividade ao conjunto que se completa com retrovisores, maçanetas e frisos pintados na cor do veículo. A traseira é um caso a parte, seu desenho tem muita personalidade e é de gosto duvidoso. Melhor do que explicar é ver com os próprios olhos. Além da identificação do veículo e da terceira luz de freio integrada, a versão ghia traz a moldura da placa cromada. 

Interior:

O design é surpreendente? Sim, e muito... mas o interior é fantástico. Neste carro foi resgatada toda a tradição da Ford em fazer interiores belos e muito bem acabados. Vamos nos aprofundar neste tema e trazer os principais detalhes desta versão top de linha.

Painel e console:


painel de instrumentos


    - O painel é completo e funcional. Possui velocímetro, tacômetro e indicadores de temperatura e combustível no quadro principal. O hodômetro é digital e fornece leitura parcial e total simultânea. Como extras o painel oferece: 

  - Computador de bordo com indicação de: Autonomia, consumo instantâneo e médio (medido em l/100km, falha na tropicalização), velocidade média e temperatura externa.  
  - Temporizador do limpador com 6 ajustes.
  - Comandos do som na coluna de direção.
  - Regulagem elétrica do facho do farol.
  - Abertura elétrica da tampa da mala.

   - Os controles localizados no console central são muito intuitivos. Aqui estão o relógio, o rádio com CD, os controles de climatização e alguns outros recursos que iremos detalhar agora:

         

   - O CD Player tem frente codificada e de pequeno porte, inclusive com clip para cinto. Possui função viva-voz e plugue para conexão de telefone celular. 
   - O console oferece acendedor de cigarros mas peca por não oferecer uma tomada adicional de 12v.
   - Os controles do ar condicionado são digitais e é possível escolher direção do fluxo de ar, temperatura interna e velocidade de ventilação. Se preferir, deixe tudo por conta do sistema automático.
   - No console inferior, ainda estão situados a tomada para telefone celular, porta caneta e inibidor do controle de tração.

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:


Bancos de couro e...

...acabamento primoroso

Por suas reduzidas dimensões, o Focus é considerado um carro médio-pequeno, mas seu bom projeto o coloca frente a carros médios como o vectra quando o assunto é espaço interno. Tanto na frente quanto atrás, os cinco passageiros viajam com conforto e espaço. Atrás, as pernas ficam mais folgadas do que nos concorrentes e na frente os ítens de conveniência conquistam motorista e passageiro.

O revestimento em couro dos bancos, laterais e volante é discreto, bonito e bem feito, mas os bancos dianteiros em virtude da menor aderência do couro, ficam devendo mais apoio nas laterais superiores e inferiores. 


Regulagem elétrica de altura

A ergonomia no Focus foi levada muito a sério, são diversos os ajustes disponíveis para uma melhor acomodação do motorista. O motorista dispõe de ajuste do apoio lombar, regulagem elétrica de altura e altura e profundidade do volante. As colunas são finas e não prejudicam a visibilidade e mesmo com traseira alta, uma surpresa, a visibilidade traseira é muito boa. Os retrovisores são grandes e escamoteáveis, a lente esquerda é convexa. Na coluna 'b' é ainda possível o ajuste da altura do cinto de segurança.

Falando em segurança passiva, aqui o Focus Ghia dá um show de bola, ABS, Air Bag, controle de tração, pré-tensionadores, cintos retráteis e de três pontos para todos os ocupantes, barras de proteção lateral, luzes dianteira e traseira de neblina, faróis com regulagem elétrica de altura, temporizador do limpador de pára-brisa com seis velocidades e brake-light embutido na traseira formam a extensa lista de ítens que aumentam a segurança ao rodar no Focus. 


Controles de iluminação

Controles do limpador de pára-brisa

     Se o negócio é conveniência, o Focus traz Ghia uma grande lista de ítens: Luzes de leitura individuais para os passageiros da frente, iluminação independente para o banco traseiro, iluminação para os pés na frente, para-sóis com espelho e iluminados, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas com função anti-esmagamento e um toque, abertura elétrica do porta mala pelo painel e pela chave, travamento e destravamento de portas através da chave, bolsas porta revistas atrás dos bancos, porta-malas e porta-luvas iluminados e teto-solar elétrico.


Luzes de leitura individuais

Teto solar elétrico

Luz independente traseira

Por fim, o sedã apresenta um ótimo porta malas, com abertura maior que 90º e dobradiças que não invadem o espaço da carga e uma comodidade pouco presente no segmento, bancos com encostos bipartidos e rebatíveis, recurso muito útil para a eventualidade de se transportar um objeto de maiores dimensões.


Comando para destravamento dos encostos

Porta malas amplo e com dobradiças pantográficas


Notas do Editor:

O Ford Focus nos impressionou, as qualidades são muitas e fica difícil enumerá-las com precisão. Senti falta somente do temporizador dos vidros e teto-solar e fechamento dos mesmos no acionamento da chave. O desagrupamento dos opcionais também seria muito interessante, pois nem todos desejam o carro com pacotes. Deméritos que desaparecem perto de todas as virtudes apresentadas. Recomendo o veículo e o indico como uma ótima compra em seu segmento. "Ford Focus - O carro que você imaginava, existe."

 

Avaliações FORDHP - Início

www.fordhp.com.br