Ford
Focus Sedan Ghia 2.0 16v
Auto 2003
O sedan topo de linha da
Ford

Reportagem, Texto, Fotos:
Mark Smith
- Piloto de Testes
FORDHP
Lançado no Brasil em 2000, o Focus sempre
impressionou por seu desenho marcante, chamando a atenção por qualquer
lugar onde passe. Importado da Argentina, o Focus chega ao seu 4º ano de
vida no Brasil com fôlego extra para conquistar os consumidores. Motor
com nova calibragem nas versões manuais e diversos novos equipamentos
tornaram o modelo ainda mais atrativo. Seja bem vindo. Conheça melhor o
Ford Focus Ghia Sedã.
Exterior:
Mesmo sem modificações estéticas desde o seu lançamento, o Focus
continua com desenho moderno e arrojado.

Baseado no estilo de design
batizado pela Ford como New Edge, o Focus Sedã tem desenho que combina
linhas arredondadas com linhas retas e ângulos agudos. Os arcos dos
pára-lamas são saltados e a linha de cintura é alta.
A frente é bela e agressiva,
os faróis de superfície complexa em formato "triangular" em conjunto com
a grade trapezoidal formam um belo conjunto. Os piscas, infelizmente
laranjas, destoam mas não comprometem a harmonia do carro. Empatada em
beleza com a frente, está a lateral do carro, com formas e linhas que se
integram perfeitamente com o restante do veículo. As colunas B e C
pintadas em preto e o repetidor de luz no pára-lama em forma de
triângulo, trazem esportividade ao conjunto que se completa com
retrovisores, maçanetas e frisos pintados na cor do veículo. A traseira
é um caso a parte, seu desenho tem muita personalidade e é de gosto
duvidoso. Melhor do que explicar é ver com os próprios olhos. Além da
identificação do veículo e da terceira luz de freio integrada, a versão
ghia traz a moldura da placa cromada.

Interior:
O design é surpreendente?
Sim, e muito... mas o interior é fantástico. Neste carro foi resgatada
toda a tradição da Ford em fazer interiores belos e muito bem acabados.
Vamos nos aprofundar neste tema e trazer os principais detalhes desta
versão top de linha.

Painel
e console:

painel de instrumentos
- O painel é completo e funcional. Possui
velocímetro, tacômetro e indicadores de temperatura e combustível no
quadro principal. O hodômetro é digital e fornece leitura parcial e
total simultânea. Como extras o painel oferece:
 |
- Computador de bordo com indicação de: Autonomia, consumo instantâneo e
médio (medido em l/100km, falha na tropicalização), velocidade média e
temperatura externa.
- Temporizador do limpador com 6 ajustes. |
 |
- Comandos do som na coluna de direção. |
 |
- Regulagem elétrica do facho do farol. |
 |
- Abertura elétrica da tampa da mala. |
- Os controles localizados no console central são muito
intuitivos. Aqui estão o relógio, o rádio com CD, os controles de
climatização e alguns outros recursos que iremos detalhar agora:

- O CD Player tem frente
codificada e de pequeno porte, inclusive com clip para cinto. Possui
função viva-voz e plugue para conexão de telefone celular.
- O console oferece acendedor de cigarros mas peca por não
oferecer uma tomada adicional de 12v.
- Os controles do ar condicionado são digitais e é possível
escolher direção do fluxo de ar, temperatura interna e velocidade de
ventilação. Se preferir, deixe tudo por conta do sistema automático.
- No console inferior, ainda estão situados a tomada para
telefone celular, porta caneta e inibidor do controle de tração.
Espaço,
Ergonomia, Conforto e Porta-malas:

Bancos de couro e... |

...acabamento primoroso |
Por suas reduzidas
dimensões, o Focus é considerado um carro médio-pequeno, mas seu bom
projeto o coloca frente a carros médios como o vectra quando o assunto é
espaço interno. Tanto na frente quanto atrás, os cinco passageiros
viajam com conforto e espaço. Atrás, as pernas ficam mais folgadas do
que nos concorrentes e na frente os ítens de conveniência conquistam
motorista e passageiro.
O revestimento em couro dos
bancos, laterais e volante é discreto, bonito e bem feito, mas os bancos
dianteiros em virtude da menor aderência do couro, ficam devendo mais
apoio nas laterais superiores e inferiores.

Regulagem elétrica
de altura
A ergonomia no Focus foi levada muito a sério, são diversos os ajustes
disponíveis para uma melhor acomodação do motorista. O motorista dispõe
de ajuste do apoio lombar, regulagem elétrica de altura e altura e
profundidade do volante. As colunas são finas e não prejudicam a
visibilidade e mesmo com traseira alta, uma surpresa, a visibilidade
traseira é muito boa. Os retrovisores são grandes e escamoteáveis, a
lente esquerda é convexa. Na coluna 'b' é ainda possível o ajuste da
altura do cinto de segurança.
Falando em segurança passiva, aqui o Focus Ghia dá um show de bola, ABS,
Air Bag, controle de tração, pré-tensionadores, cintos retráteis e de
três pontos para todos os ocupantes, barras de proteção lateral, luzes
dianteira e traseira de neblina, faróis com regulagem elétrica de
altura, temporizador do limpador de pára-brisa com seis velocidades e
brake-light embutido na traseira formam a extensa lista de ítens que
aumentam a segurança ao rodar no Focus.

Controles de iluminação |

Controles do limpador de pára-brisa |
Se o negócio é conveniência, o Focus traz Ghia uma grande lista de
ítens: Luzes de leitura individuais para os passageiros da frente,
iluminação independente para o banco traseiro, iluminação para os pés na
frente, para-sóis com espelho e iluminados, retrovisores elétricos,
vidros elétricos nas quatro portas com função anti-esmagamento e um
toque, abertura elétrica do porta mala pelo painel e pela chave,
travamento e destravamento de portas através da chave, bolsas porta
revistas atrás dos bancos, porta-malas e porta-luvas iluminados e
teto-solar elétrico.

Luzes de leitura individuais |

Teto solar elétrico |

Luz independente traseira |
Por fim, o sedã apresenta um
ótimo porta malas, com abertura maior que 90º e dobradiças que não
invadem o espaço da carga e uma comodidade pouco presente no segmento,
bancos com encostos bipartidos e rebatíveis, recurso muito útil para a
eventualidade de se transportar um objeto de maiores dimensões.

Comando para destravamento dos encostos |

Porta malas amplo e com dobradiças pantográficas |
Notas do Editor:
O Ford Focus nos impressionou, as qualidades
são muitas e fica difícil enumerá-las com precisão. Senti falta somente
do temporizador dos vidros e teto-solar e fechamento dos mesmos no
acionamento da chave. O desagrupamento dos opcionais também seria muito
interessante, pois nem todos desejam o carro com pacotes. Deméritos que
desaparecem perto de todas as virtudes apresentadas. Recomendo o veículo
e o indico como uma ótima compra em seu segmento. "Ford Focus - O carro
que você imaginava, existe."
Avaliações FORDHP
-
Início
www.fordhp.com.br
|