Ford Focus GLX 1.6 2004

Ele aposenta o valente Zetec 1.8 16v e renova o visual

 

Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith - Piloto de Testes FORDHP

Lançado no Brasil em 2000, o Focus trouxe para a linha 2004 pequenas mudanças estéticas e aposentou o motor Zetec 1.8 16v nas versões de entrada, contando agora com o valente Zetec Rocam 1.6.

Exterior:

O Focus 2004 traz em seu currículo novas calotas/rodas, novos pára-choques e novos faróis. As mudanças atualizaram o modelo nacional com o modelo europeu e deixaram o desenho mais harmonioso.

Baseado no estilo de design batizado pela Ford como New Edge, o Focus tem desenho que combina linhas arredondadas com linhas retas e ângulos agudos. Os arcos dos pára-lamas são saltados e a linha de cintura é alta. 

Em relação ao modelo 2000~2003, o Focus 2004 traz como mudança: Novos para-choques, repetidores de luz na cor cristal, faróis de superfície complexa com duplo refletor e luz de direção integrada e rodas de aço aro 15´ na versão glx e como opcional, rodas de liga leve (de série nas versões com motor 2.0 16v) 

Interior e equipamentos:

O Focus talvez seja o único ford em produção atualmente que honra a tradição de excelente acabamento da marca. Na linha 2004, o tecido dos bancos ficou mais áspero e menos agradável, mas o painel continua belo e com materiais de qualidade.

Painel e console:


painel de instrumentos com nosso gtech competition

- O painel é bonito, claro e de fácil leitura tanto durante o dia quanto à noite. Além dos indispensáveis itens que qualquer carro desta categoria deve ter (velocímetro, conta giros, termômetro da água e combustível), ele tem aviso sonoro de faróis acesos e luminoso de portas abertas. Abertura elétrica do porta-malas  e o exclusivo modo test dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde se pode consultar velocidade real do veículo e conta giros digital por exemplo. (Consulte nossas dicas)

   - No console central, os bem localizados comandos de ventilação e o destaque para o CD Player de série com viva voz embutido e frente codificada de pequeno porte.

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:


ótimo espaço interno...

...aliado a um acabamento primoroso

Mesmo com reduzidas dimensões o Focus leva com conforto 5 adultos. O motorista conta com bancos com regulagem de altura e apoio adequado para as costas e coxas. O volante tem regulagem de altura e profundidade de série. Os passageiros contam com bancos com espuma de densidade agradável. Atrás dos bancos dianteiros, bolsas porta revistas.  


Porta-malas amplo

O porta-malas é amplo e bem planejado, permitindo a acomodação de médios e grandes volumes. Caso necessite de mais espaço, o encosto do bando dianteiro é rebatível na proporção 60/40.

Para finalizar, o Focus Glx conta com vidros elétricos com temporizador e 1 toque em todas as portas, retrovisores elétricos, travas elétricas com travamento automático e acionamento na chave, Air-Bag duplo (opcional) e iluminação no porta-malas e porta-luvas.

Notas do Editor:

O Ford Focus 2004 merece com louvor nossa recomendação. A relação custo-benefício do carro é a melhor do segmento e o nível dos equipamentos de série impressiona. Falta agora para a linha 2005, versão flex no motor 1.6 e a substituição do bom Zetec 2.0 16v pelo excelente Duratec 2.0 16v nas versões topo de linha e se possível, inclusão de módulo de fechamento dos vidros depois do travamento por controle remoto.

 

 

Avaliações FORDHP - Início

www.fordhp.com.br