Ford Fiesta Sedan Trend 1.6 Flex 2005
A aposta da Ford para dominar o segmento dos Sedans compactos premium

 

Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith - Piloto de Testes FORDHP

Passados 2 anos e meio do lançamento do Novo Fiesta, finalmente a Ford disponibiliza no mercado a versão sedan do líder dos compactos premium. Com pequenas inovações que foram estendidas ao hatch também, o Novo Fiesta Sedan chegou para abalar o mercado e possivelmente conquistar a liderança de vendas do segmento.


logo flex identifica a motorização

Exterior:

Sem dúvida, o estilo é o ponto mais forte do Novo Fiesta Sedan. A nova traseira, certamente inspirada no Mondeo (veículo topo de linha da marca no país) passa a impressão de robustez e charme para o veículo.

A versão avaliada, Trend (topo de linha) difere da básica First nas calotas (no nosso caso, rodas de liga opcionais), e na pintura na cor do veículo de retrovisores, moldura da grade dianteira e da placa de identificação traseira.

O estilo do novo Fiesta Sedan faz sucesso por onde passa.

Fica aqui a sugestão para implantar nos faróis dianteiros, luzes de direção coloridas, como a Osram diadem no lugar do atual plástico laranja.

Interior e equipamentos:

A Ford trouxe junto com o lançamento do Fiesta Sedã para a linha Fiesta 2005, novidades aguardadas e bem-vindas. Agora, a linha tem duas versões de acabamento e ambas podem ser adquiridas com qualquer motorização. A versão Trend é a topo de linha. Incorpora em seu catálogo bancos com revestimento aveludado, cobertura de tecido nas portas, . A First, perdeu o ajuste de altura nos bancos relação à linha Fiesta 2004, já a versão trend trouxe como novidades, porta-malas e porta-luvas com iluminação, e a comodidade da abertura interna ou pelo controle remoto do porta-malas.


Painel do Novo Fiesta Sedan com nosso Gtech

Painel e console:

- O painel é bonito, e nesta versão, ganhou novo grafismo e aros prateados em volta dos mostradores. Além dos indispensáveis itens que devem constar em qualquer carro desta categoria  (velocímetro, conta-giros, termômetro da água e medidor de combustível), ele agora possui alerta sonoro de faróis acesos e conta também com o exclusivo modo test dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde se podem consultar por exemplo a velocidade real do veículo ou ter um conta-giros digital por exemplo. (Consulte nossas dicas)


Painel aceso. Novas cores.

- O console central, é simples mas funcional, o cinzeiro e o acendedor de cigarros passam a ser acessórios e são vendidos separadamente. Os comandos de acionamento de vidros passam agora a contar com um toque para descida no motorista ou um toque para subida e descida para todos os vidros no caso do veículo vier com alarme de fábrica.

- A preparação para áudio inclui somente a fiação e a antena. Os alto-falantes são vendidos à parte.

Espaço, Ergonomia e Conforto:

Como legítimo representante da nova geração de carros Ford, o espaço interno surpreende e o veículo acomoda com conforto, cinco pessoas adultas. Nesta versão o motorista tem à sua disposição o banco com regulagem de altura.  Os novos tecidos são agradáveis ao toque e o nível de ruído é aceitável.

Ótimo espaço interno - à direita, encosto traseiro rebatido.

A posição elevada de dirigir agrada muito. A longa alavanca de câmbio, inspirada nos carros de rally, ajuda possibilitando ao motorista deslocar pouco o braço nas mudanças de marchas. A visibilidade é surpreendentemente boa, a área envidraçada dianteira é fantástica e a visibilidade traseira, comprometida pela alta tampa do porta malas, é compensada pelos ótimos retrovisores convexos.

Rodando, o veículo transmite boa segurança ao motorista. A suspensão em relação ao Hatch, ficou um pouco mais rígida, mas durante o teste absorveu com suavidade e silêncio as irregularidades do solo. Devido à sua altura, a tendência de inclinação da carroceria em curvas em alta velocidade pode assustar motoristas e passageiros.

Segurança:

Opcionalmente pode vir equipado com duplo air-bag e ABS. Mas se você fizer questão desses itens, será obrigado a levar junto rodas, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas e faróis de neblina, pois a Ford só oferece esses equipamentos nos veículos com todos os opcionais instalados.

Porta-Malas:

Com capacidade de 478L, está entre os maiores da categoria. As dobradiças são pantográficas e não invadem a área de carga. Internamente há chave para destravamento da tampa, impossibilitando o aprisionamento de pessoas na mala. No caso de haver água sobre a tampa, quando se abre o porta-malas, a água escorre pelas laterais e não entra no compartimento de carga. O único senão fica pelo vão de abertura, que limita a carga de objetos/malas muito volumosos.

Porta-malas com dobradiças pantográficas

Criativo porta-objetos sob o forro do porta-malas. (otimo para garrafas)

Ops, Falha nossa - Fio de alimentação da iluminação.

Notas do Editor:

O Fiesta Trend mostra que a Ford está no caminho certo. O criticado acabamento vem melhorando e ítens de conveniência que faziam falta foram adicionados. O motor Rocam Flex 1.6 fez bonito na pista, com ótimos números.

Sem dúvida, o Fiesta Sedan 2005 lutará pela liderança entre os sedans compactos.

 

 

Avaliações FORDHP - Início

www.fordhp.com.br