Ford Fiesta Trend Flex 1.6 2005
Junto com a estréia do motor Flex, aprimoramentos internos e externos.

 


Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith - Piloto de Testes FORDHP

Finalmente um Flex Ford. A Ford, primeira montadora a apresentar um protótipo Flex, foi a última das grandes a inserir carros com tecnologia Flex no mercado. A montadora denomina seu Rocam Flex como um Flex de 2a geração por conta de suas novas tecnologias. Confira no teste abaixo como se saiu esse esperado lançamento.


logo flex identifica a nova versão

Exterior:

Em time que está ganhando não se mexe. O estilo do Fiesta mesmo depois de 2 anos de seu lançamento continua atual e caiu no gosto do brasileiro. Líder absoluto do segmento de compactos premium, as alterações na linha Fiesta 2005 foram mínimas. As versões, antes divididas por motorizações, agora são divididas por acabamentos. First (entrada) e Trend (luxo).

As novidades estéticas exteriores se resumem a novas calotas e nesta versão, o uso de lanternas traseiras fume no lugar das antigas cristais (mantidas na versão First)

O estilo New Edge chama a atenção por onde passa.

Ao nosso ver as novas lanternas aumentaram o charme do veículo e as novas calotas são mais bonitas e seguras, sendo parafusadas ao invés de encaixadas. 

Interior e equipamentos:

Novidades:

A linha 2005 trouxe para o interior do carro novidades muito bem-vindas. A versão trend tem bancos com tecido macio e de bela padronagem, porta-malas e porta-luvas ganharam iluminação, e o motorista a comodidade da abertura interna e pelo controle remoto do porta-malas. A luz de cortesia é maior e agora acende e apaga gradualmente.

 Painel e console:

- O painel é bonito, e nesta versão, ganhou novo grafismo e aros prateados em volta dos mostradores. Além dos indispensáveis itens que devem constar em qualquer carro desta categoria  (velocímetro, conta giros, termômetro da água e manômetro de combustível), ele agora possui alerta sonoro de faróis acesos e conta também com o exclusivo modo test dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde se podem consultar por exemplo a velocidade real do veículo ou ter um conta-giros digital por exemplo. (Consulte nossas dicas)


Painel aceso. Novas cores.

- O console central, é simples mas funcional, o cinzeiro e o acendedor de cigarros passam a ser acessórios e são vendidos separadamente. Os comandos de acionamento de vidros passam agora a contar com um toque para descida no motorista  ou um toque para subida e descida para todos os vidros no caso do veículo vier com alarme de fábrica.

- A preparação para áudio inclui somente a fiação e a antena. Os alto-falantes são vendidos à parte.

Espaço, Ergonomia e Conforto:

Como legítimo representante da nova geração de carros Ford, o espaço interno surpreende e o veículo acomoda com conforto, cinco pessoas adultas. Nesta versão o motorista tem à sua disposição o banco com regulagem de altura.  Os novos tecidos são agradáveis ao toque e o nível de ruído é aceitável.

Ótimo espaço interno

A posição elevada de dirigir agrada muito. A longa alavanca de câmbio, inspirada nos carros de rally, ajuda fazendo com que o motorista desloque pouco o seu braço nas mudanças de marchas. A visibilidade é surpreendentemente boa, a área envidraçada dianteira é fantástica e a traseira, muito pequena, fato compensado pelos ótimos retrovisores convexos.

Rodando, o veículo transmite boa segurança ao motorista. A suspensão possui um acerto macio e absorve bem as irregularidades do solo. Devido à sua altura, a tendência de inclinação da carroceria em curvas em alta velocidade pode assustar motoristas e passageiros.

Segurança:

Opcionalmente pode vir equipado com duplo air-bag e ABS. Mas se você fizer questão desses itens, será obrigado a levar junto rodas, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas e faróis de neblina, pois a Ford só oferece esses equipamentos nos veículos com todos os opcionais instalados.

Porta-Malas:

Com capacidade de 305L, é o maior da categoria. Sem cantos vivos, acomoda os mais diversos tipos de malas. Agora na linha 2005, conta também com iluminação.

Notas do Editor:

O Fiesta Trend mostra que a Ford está no caminho certo. O criticado acabamento vem melhorando e ítens de conveniência que faziam falta foram adicionados. O motor Rocam Flex 1.6 fez bonito na pista, com ótimos números, mas na hora de abastecer, os números não foram tão bons.
     Na média, o Fiesta 2005 tem fôlego de sobra para continuar como o líder absoluto da categoria.

 

 

Avaliações FORDHP - Início

www.fordhp.com.br