Ford Focus Sedan GLX
2.0 16v 2005
Como um bom
vinho, ele
envelheceu e ficou ainda melhor.
reportagem, fotos e testes
realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP
Ao
contrário da maioria das coisas, o Ford Focus melhora com a idade. Em
2004, vieram as plásticas estéticas que atualizaram o desenho do
veículo. Agora em 2005, uma injeção de ânimo, no sentido literal da
palavra, renovou o fôlego do veículo que completa agora 5 anos de
mercado brasileiro.

emblema identificador da nova motorização
O
grande astro desta renovação é o motor Duratec HE, importado do México.
Todo confeccionado em alumínio (bloco e cabeçote), o motor substitui com
vantagem o antigo motor Zetec 2.0 16v.
A linha
O
Ford Focus conta com duas carrocerias e três versões na linha 2005.
GL |
Motor 1.6 Rocam.
Série: A/C e DH.
Opcionais: Vidros e travas elétricas. |
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GLX |
Motores 1.6 Rocam e 2.0 Duratec.
Série: A/C, DH, trio
elétrico, CD player, aj. de altura (motorista), alarme e pneus R15.
Opcionais: Motor 2.0, Rodas de liga, Air Bag Duplo, ABS e transmissão
automática.
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Ghia |
Motor
2.0 Duratec.
Série: O GLX completo (exceto transm. automática)
mais computador de bordo, ajuste elétrico da altura dos faróis e banco
do motorista, A/C automático e volante e manopla de câmbio em couro.
Opcionais: (condicionados à compra de transmissão automática) Piloto
automático, bancos de couro e teto solar elétrico. |
A versão GL só é encontrada com carroceria Hatch, as demais versões podem ser encontradas na carroceria Hatch ou Sedan.
Gostamos da distribuição de versões e equipamentos, mas achamos um erro
condicionar opcionais como teto-solar e bancos de couro à compra de transmissão automática.

O
veículo Avaliado é o GLX Sedan completo (exceto transmissão automática).
Estética
Em
relação à linha 2004, nada mudou no Focus. Apenas foi inserido o
logotipo 2.0 16v na tampa traseira, idêntico ao da EcoSport com o mesmo
propulsor. Com formas que combinam arestas e curvas, o Focus se mantém
atual mesmo depois de 5 anos de mercado. Seu pecado é ser arrojado
demais, o que confere a ele títulos como “ou se ama; ou se odeia”.
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Os belos angulos do Focus. Destaque para
rodas e faróis bi-parábola. |
Interior e Equipamentos
O
Focus tem sem dúvida o interior mais bonito da categoria e certamente um
dos mais bonitos do mercado. O bem projetado painel combina praticidade
com estética. Os comandos estão bem localizados e identificados.
Destaque ainda maior para o volante, com boa “pega” e excelente material
espumado.
Painel e Console:
O painel é bonito, claro e de
fácil leitura tanto durante o dia quanto à noite. Além dos
indispensáveis itens que qualquer carro desta categoria deve ter
(velocímetro, conta giros, termômetro da água e combustível), ele tem
aviso sonoro de faróis acesos e luminoso de portas abertas. Abertura
elétrica do porta-malas e o exclusivo modo test dos painéis com
hodômetro digital dos veículos Ford, onde se pode consultar velocidade
real do veículo e conta giros digital por exemplo. (Consulte
nossas dicas)

Detalhe da nova iluminação.
No console
central, bem localizados comandos de ventilação e o destaque para o CD
Player de série com viva voz embutido e frente codificada de pequeno
porte.
Quando se fala em equipamentos, ainda podemos citar: Vidros elétricos
com função um toque e temporizador, retrovisores elétricos, travas
elétricas, direção hidráulica, ar-condicionado com aquecedor e alarme
anti-furto com controle remoto (que não sobe os vidros!) e abertura
elétrica do porta-malas.
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Painel completo e
detalhe do console do motorista |
Faltam ao veículo bolsas porta-revistas atrás dos bancos, indicação de
temperatura externa e abertura interna da tampa de combustível (é
necessário entregar a chave ao frentista).
Espaço,
Ergonomia, Conforto e Porta-malas:
A
posição de dirigir é fantástica, com ampla visibilidade e conforto. O
banco do motorista tem ajuste de altura e o volante ajuste de altura e
profundidade. Deixa a desejar um pouco mais de maciez na espuma do banco e
regulagem de inclinação do apoio de cabeça, que força a cabeça dos
ocupantes para frente.
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Bom espaço e
acabamento interno no Focus.. |
O
espaço interno é bom para 4 adultos e uma criança. Todos viajam com bom
espaço para as pernas e cabeça e legitimamente “sentados” (não é como no Astra, onde os passageiros de trás viajam com o joelho acima da linha de
cintura).

O
porta-malas é o maior da categoria, com capacidade de 490 L. Bem
projetado, possui vão de entrada de bagagem bastante amplo para um sedan
e dobradiças pantográficas, que não invadem a área de carga com a tampa
fechada.
Notas do Editor:
O Focus GLX
é o carro que empolga entusiastas. Comportamento dinâmico irrepreensível
aliado a uma maciez de rodagem surpreendente. O motor Duratec trouxe
nova vida ao veículo, dando a ele desempenho digno de esportvo (em nosso
ranking ficou à frente do Astra GSi por exemplo). Peca apenas por não
ser bicombustível e por custar um pouco mais que os similares da
concorrência.
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