Ford Focus Sedan GLX 2.0 16v 2005
Como um bom vinho, ele envelheceu e ficou ainda melhor.

 

 

reportagem, fotos e testes realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP

Ao contrário da maioria das coisas, o Ford Focus melhora com a idade. Em 2004, vieram as plásticas estéticas que atualizaram o desenho do veículo. Agora em 2005, uma injeção de ânimo, no sentido literal da palavra, renovou o fôlego do veículo que completa agora 5 anos de mercado brasileiro.

 
emblema identificador da nova motorização

O grande astro desta renovação é o motor Duratec HE, importado do México. Todo confeccionado em alumínio (bloco e cabeçote), o motor substitui com vantagem o antigo motor Zetec 2.0 16v.

A linha

O Ford Focus conta com duas carrocerias e três versões na linha 2005.

GL

Motor 1.6 Rocam.

Série: A/C e DH.
Opcionais:
Vidros e travas elétricas. 

 

GLX

Motores 1.6 Rocam e 2.0 Duratec.

Série: A/C, DH, trio elétrico, CD player, aj. de altura (motorista), alarme e pneus R15.

Opcionais: Motor 2.0, Rodas de liga, Air Bag Duplo, ABS e transmissão automática.

 

 

Ghia

Motor 2.0 Duratec.
Série:
O GLX completo (exceto transm. automática) mais computador de bordo, ajuste elétrico da altura dos faróis e banco do motorista, A/C automático e volante e manopla de câmbio em couro.
Opcionais:
(condicionados à compra de transmissão automática) Piloto automático, bancos de couro e teto solar elétrico.

A versão GL só é encontrada com carroceria Hatch, as demais versões podem ser encontradas na carroceria Hatch ou Sedan. Gostamos da distribuição de versões e equipamentos, mas achamos um erro condicionar opcionais como teto-solar e bancos de couro à compra de transmissão automática.

    
O veículo Avaliado é o GLX Sedan completo (exceto transmissão automática).

Estética 

Em relação à linha 2004, nada mudou no Focus. Apenas foi inserido o logotipo 2.0 16v na tampa traseira, idêntico ao da EcoSport com o mesmo propulsor. Com formas que combinam arestas e curvas, o Focus se mantém atual mesmo depois de 5 anos de mercado. Seu pecado é ser arrojado demais, o que confere a ele títulos como “ou se ama; ou se odeia”.

Os belos angulos do Focus. Destaque para rodas e faróis bi-parábola.

Interior e Equipamentos

O Focus tem sem dúvida o interior mais bonito da categoria e certamente um dos mais bonitos do mercado. O bem projetado painel combina praticidade com estética. Os comandos estão bem localizados e identificados. Destaque ainda maior para o volante, com boa “pega” e excelente material espumado. 

Painel e Console:

O painel é bonito, claro e de fácil leitura tanto durante o dia quanto à noite. Além dos indispensáveis itens que qualquer carro desta categoria deve ter (velocímetro, conta giros, termômetro da água e combustível), ele tem aviso sonoro de faróis acesos e luminoso de portas abertas. Abertura elétrica do porta-malas  e o exclusivo modo test dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde se pode consultar velocidade real do veículo e conta giros digital por exemplo. (Consulte nossas dicas)


Detalhe da nova iluminação.

No console central, bem localizados comandos de ventilação e o destaque para o CD Player de série com viva voz embutido e frente codificada de pequeno porte.

Quando se fala em equipamentos, ainda podemos citar: Vidros elétricos com função um toque e temporizador, retrovisores elétricos, travas elétricas, direção hidráulica, ar-condicionado com aquecedor e alarme anti-furto com controle remoto (que não sobe os vidros!) e abertura elétrica do porta-malas.

Painel completo e detalhe do console do motorista

Faltam ao veículo bolsas porta-revistas atrás dos bancos, indicação de temperatura externa e abertura interna da tampa de combustível (é necessário entregar a chave ao frentista).

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:

A posição de dirigir é fantástica, com ampla visibilidade e conforto. O banco do motorista tem ajuste de altura e o volante ajuste de altura e profundidade. Deixa a desejar um pouco mais de maciez na espuma do banco e regulagem de inclinação do apoio de cabeça, que força a cabeça dos ocupantes para frente.

Bom espaço e acabamento interno no Focus..

O espaço interno é bom para 4 adultos e uma criança. Todos viajam com bom espaço para as pernas e cabeça e legitimamente “sentados” (não é como no Astra, onde os passageiros de trás viajam com o joelho acima da linha de cintura). 

O porta-malas é o maior da categoria, com capacidade de 490 L. Bem projetado, possui vão de entrada de bagagem bastante amplo para um sedan e dobradiças pantográficas, que não invadem a área de carga com a tampa fechada.

Notas do Editor:

O Focus GLX é o carro que empolga entusiastas. Comportamento dinâmico irrepreensível aliado a uma maciez de rodagem surpreendente. O motor Duratec trouxe nova vida ao veículo, dando a ele desempenho digno de esportvo (em nosso ranking ficou à frente do Astra GSi por exemplo). Peca apenas por não ser bicombustível e por custar um pouco mais que os similares da concorrência.

 

 

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