Ford Ecosport XLT 2.0 16v Automático

Com preço competitivo e mecânica de ponta, o Ecosport ganha novo fôlego.

 

 

reportagem, fotos e testes realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP

Líder absoluto de vendas em sua categoria desde o lançamento, o EcoSport está de fôlego renovado na linha 2007. Preços reduzidos em todas as versões, incorporação da série Freestyle à linha e implementação do câmbio automático como equipamento opcional para os modelos XLS e XLT na motorização 2.0 16v. A Ford aposta suas fichas para manter na liderança um dos maiores fenômenos do mercado.

 
emblema identifica a nova transmissão

Estética 

Baseado na plataforma do Novo Fiesta (Mk6) o Ecosport tem um design marcante.  Mesmo versões de base já impressionam por onde passam, a versão XLT, impressiona ainda mais. A carroceria de altura elevada com segmentos bem definidos quebra a mesmice das ruas e chama a atenção de todos. Os grandes faróis redondos que adornam a grande grade com textura de colméia dão a impressão de robustez.


belo porte

A moldura que envolve os pára-lamas, se estende aos pára-choques e às portas. As belas rodas exclusivas, diferenciam esta versão das demais quando se analisa o EcoSport pelas laterais.

O EcoSport em seus belos ângulos.

A tampa traseira é montada corretamente, abrindo da direita para a esquerda. O estepe montado externamente dá um toque de esportividade ao desenho e traz praticidade para a eventualidade de uma troca de pneus. 


O estepe externo acentua a característica offroad

Interior e Equipamentos

Num primeiro contato, o Ecosport XLT pode trazer estranheza por custar mais de R$ 60.000 e apresentar plasticos tão pobres, mas basta se aventurar uma vez em terreno fora de estrada para entender que tal deficiência, pode se transformar em vantagem. Com poucos cantos vivos, o painel é fácil de limpar. Veja por dentro o que o Ecosport XLT pode lhe oferecer:

Painel e Console:

Apenas a instrumentação básica está no painel.

- Apesar de bonito, o painel do EcoSport é pequeno. Além dos indispensáveis ítens que devem constar em qualquer carro desta categoria  (velocímetro, conta giros, termômetro da água e nível de combustível), o EcoSport XLT possui alerta sonoro de faróis acesos e conta também com o exclusivo modo test dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde pode-se consultar a velocidade real do veículo ou as revoluções por minuto do motor (Consulte nossas dicas) Seria muito interessante a inclusão de computador de bordo, termômetro externo e indicador da marcha atual (versão automática).

- O console central, é simples mas funcional, os comandos são intuitivos e bem posicionados. Os comandos de acionamento de vidros contam com função um toque para subida e descida. Infelizmente, o EcoSport ainda não oferece ar condicionado com controle automático tampouco sistema de alívio de pressão no fechamento das portas.

- O sistema de som é muito bom. O Cd player lê arquivos de mp3 e seus botões são muito bem dispostos. Se ligado, o aparelho desliga junto com o carro, mas permite ser ligado novamente sem a necessidade da chave no contato.

- Mesmo sem sofisticação na preparação de som (não inclui subwoofer), os quatro alto-falantes proporcionam ótima experiência sonora para motorista e passageiros.

- Estranhamos apenas o tempo necessário para a incialização do aparelho. Tanto usando a função rádio quanto a função player, são necessários longos 7 segundos.

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:

Como legítimo representante da nova geração de carros Ford, o espaço interno surpreende e o veículo acomoda com conforto, cinco pessoas adultas. Nesta versão o motorista tem à sua disposição o banco com regulagem de altura e de apoio lombar.  O revestimento de couro é de bom gosto. Apesar de normalmente criticado por outras publicações, não achamos insuficiente o apoio dos bancos dianteiros, pelo contrário, tanto na cidade, quanto na estrada, o EcoSport proporciona muito conforto aos ocupantes.

Ótimo espaço interno

A posição elevada de dirigir agrada. A visibilidade é muito boa e os retrovisores são grandes.

Rodando, mesmo se tratando de um utilitário, o veículo transmite segurança ao motorista. Devido ao peso do novo câmbio, a suspensão foi recalibrada e representou uma surpresa agradável, pois o veículo está silencioso, firme e confortável, inclinando pouco em curvas.

Segurança:

A versão avaliada, XLT, traz de série ABS e air bag duplo. Em nenhuma versão são oferecidos pré-tensionadores. Os pneus de uso misto, deixam um pouco a desejar na aderência no asfalto, mas no uso fora-de-estrada apresentam desempenho compatível com sua proposta.


Bom comportamento dinâmico para um utilitário esportivo.

Sentimos falta, principalmente para uso fora de estrada, de controle de tração. No caso de terrenos arenosos ou com lama, a sensibilidade do motorista em relação à tração das rodas fica prejudicada por conta da transmissão automática. Tanto para evitar quanto para sair da situação de atolamento, o controle seria bastante útil.

Porta-Malas:

Com capacidade de 363L, é pouco maior que o do Fiesta Hatch. Não espere carregar dentro dele a bagagem de uma família de 4 pessoas para uma viagem de férias. Tanto o banco quanto o assento traseiro são bipartidos e rebatíveis, aumentando a versatilidade para transporte de cargas. Ainda é possível a instalação de bagabeiro no teto com o uso dos suportes originais da linha.

Porta-malas e porta objetos (na tampa do porta-malas e sob o assento dianteiro direito)

Notas do Editor:

Poucos carros me agradaram tanto quanto o EcoSport XLT. Até hoje, avaliar veículos automáticos estava mais para um martírio do que para um prazer. O conjunto  motor Duratec 2.0 16v e câmbio automático é fantástico. As respostas são prontas, o câmbio é ágil e muito bem escalonado. Apenas o tradicional incômodo proporcionado pela constante trasmissão de força para as rodas, mesmo com o veículo parado, incomoda na condução.

O nível de ruído é muito bom para um utilitário, os pneus são ruidosos em rodovias, mas o preço do ruído vale a pena pelo ganho de performance no uso fora de estrada.

Sem concorrentes diretos, o posicionamento de preço do EcoSport XLT 2.0 16v automático é correto. Partindo em Janeiro de 2007 de R$ 64.990,00 e indo até R$ 67.600,00 com seu único opcional, o revestimento em couro dos bancos.

 

 

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