Ford Ka XR 1.6 2007 Quando chegou ao mercado em 1997 equipado apenas com o defasado motor Endura-E 1,3L de meros 60cv, o Ford Ka impactou a todos com o seu conceito totalmente novo. Com um design jamais visto, o hatch de formas arredondadas e quatro lugares despertou as mais extremas reações no público consumidor. Em 2000, recebeu o moderno e potente motor Rocam 1.0 e em 2001, o Brasil foi agraciado com o lançamento do Ka mais potente do mundo. Nascia o Ka XR, obra prima da engenharia Ford brasileira. Rodas exclusivas, Aerofólio Ford RS alemão com função aerodinâmica, Pára-choques com entradas auxiliares de ar, Pneus Pirelli P6000 185/60 R14 e Suspensão redimensionada fizeram de um veículo de meros 95 cv um respeitado esportivo nacional.
Na imprensa foram publicados incontáveis testes com o pequeno
notável, e um dos mais lembrados, executado pela revista 4 Rodas, levou
para o autódromo de Interlagos Ka 1.6, Gol Turbo 16v, Polo 1.6 e Palio
1.8. Além de ter
sido considerado o mais divertido para a pista pelo piloto Nonô
Figueiredo, o Ka fez o tempo de volta SEGUNDOS mais rápido que o segundo
colocado.
Na pista
Seu ponto fraco, a potência de 95cv (reduzida no modelo 2007 para 93 cv) é contornado pelos condutores com kits que partem da instalação de novos sistemas de admissão e escape e vão até a adaptação de sobre-alimentação (turbo) ou implementação de comando de válvulas "DTM", que levam o Ka 1.6 até potências da ordem de 180 cv.
Os proprietários são os maiores fãs. A seção "Opinião do Dono" do site Carsale aponta que 86,36% dos proprietários do Ford Ka são satisfeitos e 84,85% recomendam o carro. Apenas para citar um exemplo, o Vw Gol, até então o veículo mais vendido no país, tem apenas 60% dos proprietários satisfeitos segundo a mesma seção. Villa, proprietário de um Ka XR 1.6 2004, enaltece a diversão proporcionada. "Dos carros nacionais o Ka 1.6 é, de longe, o mais divertido de todos. No autódromo isso é garantia de prazer a cada curva pois o carro é muito controlável e você consegue colocá-lo exatamente onde quer, abusando nas derrapagens controladas de ambos os eixos", mas ressalta: "Há uma "sobra" de chassi para o motor original. Com uns 150 cavalos é que o carro aparece em todo o seu potencial. As saídas de curva mudam completamente e o Ka fica ainda mais controlável e divertido!" Umberto, atual proprietário de 3 Ka XR e ex proprietário de outros 2, explica seu fanatismo pela honestidade do carro. "não se compra enganado achando que é um 1.0 econômico, não se compra achando que é um carro que leve uma família para viajar e sim sabendo que é um "viável" (não "barato") modo de se andar rápido e seguro.
Rajão se impressiona com a durabilidade de seu Ka Action 1.6. Afinal,
após 11 Track Days, 85.000 km, dos quais 60.000 com Unichip, apenas
trocou óleo, pneus e freios.
Se você ao conhecer o desempenho e os depoimentos sobre o Ka 1.6 na pista ficou cheio de vontade de ter um, corra, pois provavelmente o B402 será lançado em 2008 e o Ka 1.6 deixará de ser oferecido. Para participar e/ou tomar conhecimento dos próximos trackdays, cadastre-se e fique ligado em nosso fórum. A linha
Para maiores informações, consulte o configurador online de veículos Ford (aqui). Devido à estratégia agressiva de preços, o Ka em 2007 atingiu até Setembro/07 a média de 2475 veículos/mês, 67% a mais em relação ao ano anterior. Caso fosse oferecido com motorização flexível em combustível, certamente o volume de vendas seria ainda maior e substituir o Ka pelo B402 no ano de 2008 seria uma tarefa ainda mais árdua para a Ford. O Estilo
A versão XR possui diversos diferenciais. Luz lateral de direção, aerofólio, maçanetas na cor do veículo, adesivo preto na coluna "B", ponteira de escapamento esportiva, rodas exclusivas e saia lateral esportiva.
Interior e
Equipamentos
Painel e Console:
O material usado no console é de qualidade superior aos usados atualmente nos veículos de entrada. Equipamentos: Por se tratar de um esportivo topo de linha, sentimos falta de Ajuste de altura do banco do motorista e volante, Faróis de Neblina, Freios ABS, Air Bag Duplo, Retrovisores elétricos e Alarme. Outro detalhe no mínimo curioso é a necessidade de chave exclusiva para a abertura da tampa de combustível. Espaço, Ergonomia,
Conforto e Porta-malas:
Na frente, o espaço é surpreendente. Suficiente até para pessoas altas ou acima do peso. Atrás, 2 adultos só viajam caso os ocupantes da frente tenham baixa estatura.
O porta-malas tem 186L e para grandes volumes pode ser ampliado com o rebatimento dos encostos do banco traseiro. O prático estepe fora do veículo, sob o porta-malas ganhou um sistema ainda melhor de fixação, composto por bandeja e polia de travamento. O compartimento que guardava macaco e chave de roda foi extinto em nome da redução de custos, ambos agora são guardados dentro do próprio porta-malas. Tirando o tapete, o porta-malas não possui qualquer acabamento. Até o chicote da lanterna fica solto, sujeito ao rompimento por alguma bagagem. O tampão deixou de ser emborrachado e a redução de custos chegou ao ponto inclusive de retirar uma das alças de sustentação do tampão. Notas do Editor: Nas pistas ele faz bonito e tem potencial de sobra para ser campeão no campeonato brasileiro de turismo. Mas agora, aos 10 anos de idade, dificilmente a Ford investirá no veículo. Fica aqui o tributo da Ford HP a esse "pocket rocket" que marcou sua época e conquistou o respeito dos verdadeiros fans de automóveis. |
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