Ford EcoSport XLT 2.0 16v 2008

O que era bom, está ainda melhor.

          O SUV (sport utility vehicle) mais querido do Brasil entra na linha 2008 de roupa nova. Sucesso absoluto de vendas desde o lançamento, o EcoSport se renova para manter a liderança e agradar ainda mais o seu público.

          Com um estilo de encher os olhos, novos equipamentos e um desempenho de tirar o fôlego, o EcoSport tem atributos de sobra para vencer a sua concorrência, que vai desde veículos compactos como o VW Cross Fox, passa por médios como VW Golf, Fiat Stilo e Peugeot 307 e vai até jipes como o GM Tracker.

A linha
          O Ford EcoSport 2008 é oferecido nas seguintes versões: (data: 05/05/2008)

1.6 XL A partir de: R$ 51.405,00
Motor: 1.6 Rocam Flex
Série:
Pára-choque na cor preta + Ar Condicionado + Direção Hidráulica
Opcionais: Air Bag Motorista
1.6 XLS A partir de: R$ 55.330,00
Motor: 1.6 Rocam Flex
Série:
XL + Trio El. + Farois de Neblina + Bagageiro no teto + Rodas de Aço estilizadas
Opcionais: Air Bag Motorista
1.6 XLT A partir de: R$ 57.865,00
Motor: 1.6 Rocam Flex
Série:
XLS + Pacote externo na cor do veículo + Cd Mp3 + Pneus Scorpion ATR + Rodas de Liga + Alarme
Opcionais: Air Bag Duplo, ABS, Bancos em Couro, Pacote estético Free Style
2.0 XLT A partir de: R$ 63.630,00
Motor: 2.0 Duratec
Série:
XLS + Pacote externo na cor do veículo + Cd Mp3 + Pneus Scorpion ATR + Rodas de Liga + Alarme
Opcionais: Air Bag Duplo, ABS, Bancos em Couro, Câmbio Automático
2.0 4WD A partir de: R$ 67.215,00
Motor: 2.0 Duratec
Série:
XLT + Air Bag Duplo + ABS + Pacote externo na cor Warm Steel + Tração 4x4
Opcionais: Bancos em Couro

          Para maiores informações, consulte o configurador on-line de veículos Ford (aqui).

          A distribuição de equipamentos e versões é bastante ampla e bem pensada. Partindo de R$ 51.405,00 (maio/2008), todas as versões trazem de fábrica Ar Condicionado e Direção Hidráulica. Todas também contam com registro de versão, fato que protege o investimento contra uma grande desvalorização na hora da revenda.

          Nas versões com o moderno Duratec 2.0 16v, a alimentação flexível faz falta mas não chega a ser indispensável. Além do produto atingir uma faixa de consumidores com bom poder aquisitivo, o consumo no 2.0 (veja em desempenho) é surpreendentemente bom quando se considera a potência e o porte do veículo.

O Estilo 
          Essencialmente modificado na dianteira, rodas e lanternas traseiras, o EcoSport 2008 agrada pelo seu conjunto. O face-lift (reestilização parcial) foi muito bem executado, não deixando aquele ar de adaptação, normalmente verificado em atualizações deste tipo.

         
As novas formas do EcoSport 2008

          As formas foram atualizadas para a atual tendência de estilo Ford, Kinetic (energia em movimento), que lembra fluidez e movimento. Na frente, os novos faróis são muito bonitos, mas em nome de uma melhor iluminação, ficam devendo duplo facho (farol alto separado do baixo). Na traseira, as novas lanternas são atraentes e modernas. E as novas rodas, de desenho mais simples, combinam melhor com o novo estilo.

    
O novo conjunto ótico modernizou o EcoSport

Interior e Equipamentos
          O interior ganhou um novo console e o condutor novos equipamentos para maior conforto. Os porta-objetos estão espalhados por todo habitáculo. Até mesmo sob o assento dianteiro do passageiro (excelente para volumes que precisam ficar ocultos).  Como ressalva fica a qualidade dos materiais empregados no console, que poderia ser melhorada na reestilização.


As portas ainda ostentam a lataria exposta.

Painel e Console:
          - O novo painel está mais bonito e funcional. Além de apresentar instrumentos maiores e de leitura mais fácil, o painel passa a contar com utilíssimo computador de bordo. Consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, temperatura externa e alerta programável de velocidade estão lá para ajudar o motorista. Também estão no painel os indispensáveis itens que devem constar em qualquer carro desta categoria  (velocímetro, conta giros, termômetro da água e nível de combustível). O EcoSport XLT também possui alerta sonoro de faróis acesos e o exclusivo modo "test" dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde pode-se consultar a velocidade real do veículo ou as revoluções por minuto do motor (Consulte nossas dicas).


Painel completo com computador de bordo
(o K de "km" está maiúsculo, deveria ser minúsculo)

          - O console central, é simples mas funcional, os comandos são intuitivos e bem posicionados. As novas saídas de ar são bastante eficientes e conferem atualidade ao painel.

    
O novo console e painel com formas inspiradas no estilo Kinetic. No pára-brisa; nosso Gtech.

Equipamentos:
          A Ford caprichou no Novo EcoSport XLT. Além do já referido computador de bordo, o Ecosport oferece também comando satélite do som na coluna de direção. Existem ainda diversos mimos, como a tomada de 12v no porta-malas, iluminação individual de leitura na frente e atrás e bolsa porta-revistas atrás do banco do passageiro dianteiro.

    
Alerta programável de velocidade e comando satélite de som.

          Quando a velocidade programada é superada, o alerta programável emite sons periódicos de alerta. Para o EcoSport XLT ficar ainda melhor, só falta a implantação de controle automático do ar condicionado.

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:
          Os bancos (revestidos em couro na unidade avaliada) são moldados com espuma de boa densidade, proporcionando conforto e preservando a coluna do condutor. A posição de dirigir é correta, possibilitando ao condutor total controle do veículo sem maiores esforços. O acionamento do câmbio é suave e preciso, os retrovisores oferecem ampla visão, mas poderiam contar com lente convexa e o do direito, poderia abaixar no engate da ré para facilitar as manobras. No caso de contato com outro veículo, é o estepe que encosta primeiro, portanto, também seria bem vindo sensor de distância traseiro.

    
Detalhe do acabamento e espaço interno

          O espaço interno continua bom. Suficiente para carregar 5 passageiros de estatura média com conforto.

         
O bom porta-malas e o detalhe da tomada de 12V

          O porta-malas de 363L não é muito amplo, mas sua tampa é facilmente removível e grandes malas podem viajar em posição vertical. Ainda atrás, a tampa traseira apresenta um grande porta-objetos e os acabamentos laterais oferecem um portas-garrafa.

Notas do Editor:
          O EcoSport 2008 evoluiu em relação a seu antecessor. O novo design aliado à oferta de novos equipamentos o tornaram ainda mais forte e desejado no mercado. O desempenho do Duratec-HE é formidável, as acelerações e retomadas são vigorosas. Melhor só se a alimentação fosse flexível em combustível.
         Ficam aqui os nossos parabéns para a Ford, que sem variação expressiva de preço, aprimorou ainda mais o seu notável fenômeno de mercado.

Avaliações FORDHP - Início
www.fordhp.com.br