Ford Fiesta Trail 1.0 Flex 2008

Estilo diferenciado para o dia a dia

 

Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith - Piloto de Testes FORDHP

A linha Trail foi lançada em 2005 como kit estético para o Fiesta. Agora em 2007 passa a ser versão de fábrica, garantindo qualidade (antes os kits eram instalados nos concessionários) e melhor valor de revenda.

Partindo de R$ 41.165,00 com motorização 1.0 e R$ 45.335,00 com motorização 1.6, a Ford aposta na versão para competir com o Cross Fox, que parte de R$ 45.050,00 (só é oferecido com motorização 1.6). Apesar da pequena diferença de preço, o Fiesta traz uma lista de equipamentos de série mais recheada que a do Cross Fox. No Volkswagen até vidros elétricos e ar condicionado são opcionais. (preços de tabela, julho/2007)


Emblema identificador da versão

A linha

O Fiesta Trail é oferecido em pacote único conforme sua motorização.

Trail 1.0

Motor: 1.0 Rocam Flex.

Série: A/C, DH, Vidros dianteiros e travas elétricas, Cd Player com Mp3, Capas de Neoprene para os bancos dianteiros, Manoplas de Câmbio e Pedaleiras esportivas, Rodas de liga leve e Bagageiro de teto

Opcionais: -

 

Trail 1.6

Motor: 1.6 Rocam Flex.

Série: Igual Trail 1.0

Opcionais: -

 

 

Para maiores informações, consulte o configurador online de veículos Ford (aqui).

O bom pacote de equipamentos de série sem dúvida deixa o modelo bastante atrativo para o mercado. Numa rápida pesquisa de preços, foi possível encontrar o veículo por R$ 37.050,00 (1.0) e R$ 41.950,00 (1.6). Descontos que variaram de 7,5% à 11% em relação ao valor de tabela.

  
Insertos, estribos, bagageiro de teto e adesivos diferenciam a versão

O Estilo 

Para diferenciá-lo do Fiesta, a Ford aplicou insertos nos pára-choques, estribos laterais, bagageiro de teto e adesivos identificando a versão. As rodas são as mesmas usadas no Fiesta Pulse.

As rodas são as mesmas da versão regular, assim como a inalterada suspensão.

Apesar do estilo e a nomenclatura do veículo (trail significa trilha em português) sugerirem o uso fora de estrada, o Fiesta Trail, assim como seus concorrentes, não deve ser usado como um veículo desenvolvido para tal fim. A tração é apenas dianteira, seus pneus são os mesmos da versão regular e sua suspensão não sofreu qualquer alteração.

Interior e Equipamentos

O interior da linha Fiesta 2008 vem sendo constantemente elogiado por suas novas formas e aprimoramento dos materiais. A versão Trail traz interior baseado na versão Pulse do Fiesta (leia aqui avaliação) e diferencia-se pelo uso das capas de neoprene (impermeáveis) nos bancos dianteiros e manoplas e pedaleiras esportivas.


O belo novo console do Fiesta Trail.

Painel e Console:

O recém remodelado painel tem novos formatos e grafismos. Os indicadores de nível de combustível e de temperatura do motor agora são analógicos. Mas apesar do desenho arrojado e moderno, as molduras do tacômetro e velocímetro são muito grandes e os motoristas mais altos não enxergam parte do painel. Durante o dia, o fundo branco não contrasta com os números também brancos, impossibilitando uma leitura rápida dos mesmos. À noite, a situação melhora e o sistema de iluminação indireta de cor verde com ponteiros vermelhos torna a leitura simples e agradável. O relógio é comutado com o hodômetro parcial.


Ótima visibilidade noturna do painel.

O console teve sensível melhora nos materiais, os novos difusores de ar são bonitos e muito práticos. A nova forma é moderna e a aplicação de duas tonalidades é muito bonita. As rebarbas nos plásticos diminuíram, mas a qualidade de montagem parece ter piorado, devido aos vãos existentes entre as peças.

Equipamentos:

Para uma melhor relação custo-benefício, o Fiesta Trail não tem lista de opcionais. Oferece de fábrica um ótimo nível de equipamentos: Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Duo elétrico, Abertura elétrica do porta-malas, Cd-Player Kenwood com Mp3/Wma, Abertura remota de portas e porta-malas, Rodas de Liga Leve,  Luzes individuais de leitura, Porta-Luvas e Porta-malas com iluminação e Ajuste de altura do banco do motorista.

Pedaleiras e manopla do câmbio esportivas e a exclusiva capa de neoprene (impermeável) para os bancos dianteiros.

Faróis de Neblina, Freios ABS, Air Bag Duplo, Retrovisores elétricos e Alarme, oferecidos no Fiesta Pulse, não são oferecidos nesta versão. O Cd-Player liga e desliga junto com a ignição, o que é muito útil, mas deveria poder ser religado quando a chave não está no contato. Seria interessante também a implementação de regulagem de altura e profundidade do volante, computador de bordo e abertura interna da tampa de combustível.

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:

A posição de dirigir é boa, entretanto a regulagem de altura do volante faz falta devido ao novo painel. O novo console é um pouco maior que o antigo, reduzindo sensivelmente o espaço dianteiro. Os grandes retrovisores externos auxiliam na visibilidade traseira que é prejudicada pelo pequeno vidro.

Bom espaço e bom gosto no interior.

O espaço interno é excelente. Quatro adultos e uma criança acomodam-se sem problemas. Todos viajam com bom espaço para as pernas e cabeça.


O porta-malas tem capacidade avantajada dentro da categoria.

O porta-malas de 305L é muito bom. O estepe continua sob o assoalho, menos prático do que o externo para uma eventual troca, mas muito melhor do que o externo adotado em outros veículos, onde a abertura do porta-malas fica condicionada à liberação do braço de sustentação do estepe. Ainda é possível reclinar o banco traseiro,bipartido, aumentando a capacidade de bagagem.

Notas do Editor:

O Fiesta Trail é uma excelente aposta da Ford no mercado dos aventureiros. Com estilo diferenciado e ótimo pacote de equipamentos de série, faz-nos crer que o objetivo de ser a melhor compra no segmento foi atingido.

 

Em relação ao Fiesta regular, se equipado de modo semelhante, a diferença de preço é de apenas R$ 1.755,00 (versão 1.6, a 1.0 não tem catálogo semelhante). A oferta da motorização 1.0 vem de encontro com a tendência do mercado, pois o público alvo valoriza mais o estilo do que o desempenho.

 

Tanto para quem busca um veículo com estilo diferenciado como para quem busca um veículo bem equipado, o Fiesta Trail é uma excelente opção. Com uma boa ação de marketing, certamente ocupará posição de destaque no mix de vendas do Fiesta.

 

 

Avaliações FORDHP - Início

www.fordhp.com.br