Ford
Fiesta Trail 1.0 Flex 2008
Estilo diferenciado para o
dia a dia

Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith
- Piloto de Testes
FORDHP
A linha Trail foi lançada em
2005 como kit estético para o Fiesta. Agora em 2007 passa a ser versão
de fábrica, garantindo qualidade (antes os kits eram instalados nos
concessionários) e melhor valor de revenda.
Partindo de R$ 41.165,00 com
motorização 1.0 e R$ 45.335,00 com motorização 1.6, a Ford aposta na
versão para competir com o Cross Fox, que parte de R$ 45.050,00 (só é
oferecido com motorização 1.6). Apesar da pequena diferença de preço, o
Fiesta traz uma lista de equipamentos de série mais recheada que a do Cross Fox.
No Volkswagen até vidros elétricos e ar condicionado são opcionais.
(preços de tabela, julho/2007)

Emblema identificador da
versão
A linha
O Fiesta Trail é oferecido em pacote único
conforme sua motorização.
Trail 1.0 |
Motor: 1.0 Rocam
Flex.
Série:
A/C, DH, Vidros dianteiros e travas elétricas, Cd Player com
Mp3, Capas de Neoprene para os bancos dianteiros, Manoplas de
Câmbio e Pedaleiras esportivas, Rodas de liga leve e Bagageiro
de teto
Opcionais: - |
|
Trail 1.6 |
Motor: 1.6 Rocam
Flex.
Série:
Igual Trail 1.0
Opcionais: - |
|
|
Para maiores informações, consulte o configurador online de veículos Ford (aqui).
O bom pacote de equipamentos
de série sem dúvida deixa o modelo bastante atrativo para o mercado.
Numa rápida pesquisa de preços, foi possível encontrar o veículo por R$
37.050,00 (1.0) e R$ 41.950,00 (1.6). Descontos que variaram de 7,5% à
11% em relação ao valor de tabela.

Insertos, estribos, bagageiro de teto e
adesivos diferenciam a versão
O Estilo
Para diferenciá-lo do Fiesta, a Ford aplicou
insertos nos pára-choques, estribos laterais, bagageiro de teto e
adesivos identificando a versão. As rodas são as mesmas usadas no Fiesta
Pulse.
 |
 |
 |
As rodas são as mesmas da versão regular,
assim como a inalterada suspensão. |
Apesar do estilo e a
nomenclatura do veículo (trail significa trilha em português) sugerirem
o uso fora de estrada, o Fiesta Trail, assim como seus concorrentes, não
deve ser usado como um veículo desenvolvido para tal fim. A tração é
apenas dianteira, seus pneus são os mesmos da versão regular e sua
suspensão não sofreu qualquer alteração.
Interior e Equipamentos
O interior da linha Fiesta
2008 vem sendo constantemente elogiado por suas novas formas e
aprimoramento dos materiais. A versão Trail traz interior baseado na
versão Pulse do Fiesta (leia
aqui avaliação) e diferencia-se
pelo uso das capas de neoprene (impermeáveis) nos bancos dianteiros e
manoplas e pedaleiras esportivas.

O belo novo console do Fiesta Trail.
Painel e Console:
O recém remodelado painel
tem novos formatos e grafismos. Os indicadores de
nível de combustível e de temperatura do motor agora são analógicos.
Mas apesar do desenho arrojado e moderno, as molduras do tacômetro e
velocímetro são muito grandes e os motoristas mais altos não enxergam
parte do painel. Durante o dia, o fundo branco não contrasta
com os números também brancos, impossibilitando uma leitura rápida dos
mesmos. À noite, a situação melhora e o sistema de iluminação indireta
de cor verde com ponteiros vermelhos torna a leitura simples e
agradável. O relógio é comutado com o hodômetro parcial.

Ótima visibilidade noturna do painel.
O console teve sensível
melhora nos materiais, os novos difusores de ar são bonitos e muito
práticos. A nova forma é moderna e a aplicação de duas tonalidades é
muito bonita. As rebarbas nos plásticos diminuíram, mas a qualidade de
montagem parece ter piorado, devido aos vãos existentes entre as peças.
Equipamentos:
Para uma melhor relação
custo-benefício, o Fiesta Trail não tem lista de opcionais. Oferece de
fábrica um ótimo nível de equipamentos: Ar
Condicionado, Direção Hidráulica, Duo elétrico, Abertura elétrica do
porta-malas, Cd-Player Kenwood com Mp3/Wma, Abertura remota de portas e
porta-malas, Rodas de Liga Leve, Luzes individuais de leitura,
Porta-Luvas e Porta-malas com iluminação e Ajuste de altura do banco do
motorista.
 |
 |
 |
Pedaleiras e manopla
do câmbio esportivas e a exclusiva capa de neoprene (impermeável)
para os bancos dianteiros. |
Faróis de Neblina, Freios ABS, Air Bag Duplo,
Retrovisores elétricos e Alarme, oferecidos no Fiesta Pulse, não são oferecidos nesta
versão. O Cd-Player liga e desliga junto com a ignição, o que é muito
útil, mas deveria poder ser religado quando a chave não está no contato. Seria interessante também a implementação de regulagem de altura
e profundidade do volante, computador de bordo e abertura interna da
tampa de combustível.
Espaço,
Ergonomia, Conforto e Porta-malas:
A
posição de dirigir é boa, entretanto a regulagem de altura do volante faz falta devido ao novo painel. O
novo console é um pouco maior que o
antigo, reduzindo sensivelmente o espaço dianteiro. Os grandes
retrovisores externos auxiliam na visibilidade traseira que é
prejudicada pelo pequeno vidro.
 |
 |
Bom espaço e bom gosto
no interior. |
O
espaço interno é excelente. Quatro adultos e uma criança
acomodam-se sem problemas. Todos viajam com bom
espaço para as pernas e cabeça.

O porta-malas tem capacidade avantajada
dentro da categoria. |
O
porta-malas de 305L é muito bom. O estepe continua sob o assoalho, menos
prático do que o externo para uma eventual troca, mas muito melhor do
que o externo adotado em outros veículos, onde a abertura do porta-malas
fica condicionada à liberação do braço de sustentação do estepe. Ainda é possível reclinar o
banco traseiro,bipartido, aumentando a capacidade de bagagem.
Notas do Editor:
O Fiesta Trail é uma
excelente aposta da Ford no mercado dos aventureiros. Com estilo
diferenciado e ótimo pacote de equipamentos de série, faz-nos crer que
o objetivo de ser a melhor compra no segmento foi atingido.
Em relação ao Fiesta
regular, se equipado de modo semelhante, a diferença de preço é de
apenas R$ 1.755,00 (versão 1.6, a 1.0 não tem catálogo semelhante). A
oferta da motorização 1.0 vem de encontro com a tendência do mercado,
pois o público alvo valoriza mais o estilo do que o desempenho.
Tanto para quem busca um
veículo com estilo diferenciado como para quem busca um veículo bem
equipado, o Fiesta Trail é uma excelente opção. Com uma boa ação de
marketing, certamente ocupará posição de destaque no mix de vendas do
Fiesta.
Avaliações FORDHP -
Início
www.fordhp.com.br
|