Ford Focus GL 1.6 2008
O que você está esperando para dirigir um?

 

 

reportagem, fotos e testes realizados por Mark S., Editor de Testes FordHP

A expectativa de um teste de um veículo na sua versão de entrada nem sempre é das melhores, logo se imagina que o veículo virá com acabamento pobre e equipamentos escassos. Mas o Focus GL contradiz a lógica e sai de fábrica com um pacote que o torna numa excelente opção no segmento.

 
emblema identificador da nova motorização.

A introdução do motor Flex, com central Visteon, demorou mas valeu a pena. O aumento da taxa de compressão, aliado aos sensores de pré-detonação e a válvula termostática eletrônica, trouxeram ganho de torque e potência e redução de consumo. Vamos torcer para que a central seja estendida em breve aos veículos fabricados na planta de São Bernardo do Campo e Camaçari.

A linha

O Ford Focus Hatch conta com duas carrocerias e três versões na linha 2008.

GL

Motor 1.6 Rocam Flex.

Série: A/C e DH.
Opcionais:
Vidros e travas elétricas. 

 

GLX 1.6

Motores 1.6 Rocam Flex

Série: A/C, DH, trio elétrico, CD player, aj. de altura (motorista), alarme e pneus R15.

Opcionais: Motor 2.0, Rodas de liga, Air Bag Duplo, Alarme e Rodas de Liga Leve R15.

 

GLX 2.0

Motores 2.0 Duratec Gasolina.

Série: A/C, DH, trio el, CD player, aj. de altura (motorista), alarme, Rodas de Liga Leve

R15, Air Bag Duplo e Alarme

Opcionais: Câmbio Automático.

 

Ghia

Motor 2.0 Duratec.
Série:
O GLX completo (exceto transm. automática) mais computador de bordo, ajuste elétrico da altura dos faróis e banco do motorista, A/C automático e volante e manopla de câmbio em couro, Freios ABS e Teto Solar Elétrico.
Opcionais:
Transmissão automática e Controle de cruzeiro (Piloto automático).

Excelente a distribuição de versões e equipamentos, na linha fica faltando apenas a opção de alimentação Flex nas versões 2.0.

    
O tempo parece passar devagar para o Focus. Mesmo após 7 anos de mercado, seu estilo continua atual.

Estética 

Retocado em 2004, na versão GL, mudaram apenas as calotas e a inserção do logotipo "Flex" na traseira. Apesar de estar completando 7 anos de mercado, o Focus continua muito atraente.

Os belos angulos do Focus. A versão avaliada não tem "borrachão" lateral.

O conjunto ótico dianteiro e traseiro foge da mesmice e confere um charme especial ao veículo. Suas formas que combinam arcos com arestas passam a sensação de agressividade e robustez.


Detalhe dos faróis de duplo facho.

Interior e Equipamentos

Contando com um design de interior até o momento inigualado, andar em outros veículos após andar no Focus passa a impressão de "voltar ao passado". O Focus tem sem dúvida o interior mais bonito da categoria e certamente um dos mais bonitos do mercado. O bem projetado painel combina praticidade com estética. Os comandos estão bem localizados e identificados. Destaque ainda maior para o volante, com boa “pega” e excelente material espumado. 


O belo painel do Focus.

Os materiais empregados tanto no console quanto nos painéis centrais são suaves e agradáveis ao toque.

Painel e Console:

O painel é bonito, claro e de fácil leitura tanto durante o dia quanto à noite. O novo grafismo o deixou ainda mais bonito. Além dos indispensáveis itens que qualquer carro desta categoria deve ter (velocímetro, conta giros, termômetro de água e nível de combustível), ele tem aviso sonoro de faróis acesos e luminoso de portas abertas. É possível ainda acessar o exclusivo modo test dos painéis com hodômetro digital dos veículos Ford, onde é possível consultar velocidade real do veículo e conta giros digital por exemplo. (Consulte nossas dicas)


Detalhe da novo grafismo.

No console central, bem localizados comandos de ventilação, com botões grandes, separados e intuitivos.

Quando se fala em equipamentos, ainda podemos citar: Vidros elétricos com função um toque e temporizador, travas elétricas, direção hidráulica e ar-condicionado com aquecedor.

Painel completo e detalhe do console do motorista.

Por se tratar de uma versão de entrada, é compreensível e até mesmo louvável em nome da redução de custos, a falta de alarme anti-furto com controle remoto e abertura elétrica do porta-malas. Mas poderiam ser inclusos em toda a linha itens como bolsas porta-revistas atrás dos bancos, indicação de temperatura externa e abertura interna da tampa de combustível (é necessário entregar a chave ao frentista).

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:

A posição de dirigir é fantástica, com ampla visibilidade e conforto. O volante tem ajuste de altura e profundidade. O encosto de cabeça é um pouco incômodo, naturalmente inclinado para a frente, item já reclamado em avaliações anteriores.

Bom espaço e acabamento interno no Focus.

O espaço interno é bom para 4 adultos e uma criança. Todos viajam com bom espaço para as pernas e cabeça e legitimamente “sentados” (não é como no Astra, onde os passageiros de trás viajam com o joelho acima da linha de cintura). 


O porta-malas comporta grandes volumes sem a necessidade de remoção do tampão.

O porta-malas é muito bom, com 350L é maior inclusive do que o do Civic Sedan, que tem 340L. Bem projetado, permite a acomodação de grandes volumes mesmo sem a remoção do tampão ou o escamoteamento dos bancos.

Notas do Editor:

O Focus GL tem a medida certa para sua proposta. Com um preço muito competitivo, uma motorização vigorosa e eficiente e com os equipamentos essenciais para sua categoria, indicamos a compra com os olhos fechados, não encontrando na mesma faixa de preço nada que se compare.

Se você já conhece o Focus, surpreenda-se com a nova motorização. Se ainda não conhece, o que você está esperando para fazer um test drive?

 

 

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