Ford Ka Fly 1.0 2009
Feito para agradar o brasileiro

          Quando chegou ao mercado em 1997 equipado apenas com o defasado motor Endura-E 1,3L de meros 60cv, o Ford Ka impactou a todos com o seu conceito totalmente novo. Com um design jamais visto, o hatch para 4 pessoas de formas arredondadas e dimensões reduzidas despertou as mais extremas reações no público consumidor.

          No final de 2002, a primeira reestilização. Já como modelo 2003, recebeu uma frente mais moderna e uma traseira remodelada. Apesar das mudanças serem muito bem aceitas, não foi o suficiente para deslancharem as vendas do Ka.

          Agora em 2008, já como modelo 2009, o Ka vem renovado com um desenho de encher os olhos, homologação para 5 passageiros e motorização "flex".  Ele cresceu e chama a atenção por onde passa.

          Com preço a partir de R$ 25.190,00 já equipado com pára-choques pintados, alarme com travas elétricas e abertura elétrica e remota do porta malas, o sucesso já é sentido em nosso fórum, onde vários foristas já comunicaram suas reservas. Conheça mais do Ka 1.0 2009.

A linha
          O Ford Ka 2009 é oferecido nas seguintes versões:

1.0 Base A partir de: R$ 25.190,00
Motor: 1.0 Rocam Flex
Série:
Pára-choque na cor do veículo + Travas elétricas + Controle Remoto c/ abertura e fechamento das portas e porta-malas + Botão localizador + Alarme volumétrico + Travamento automático a 15 km/h + Abertura do porta-malas no painel.
Opcionais: -
1.0 Fly A partir de: R$ 26.800,00
Motor: 1.0 Rocam Flex
Série:
Base + Aquecedor + Adesivo esportivo nas portas + Brake-light + Lavador / Limpador e desembaçador do vidro traseiro + preparação para som nas portas + Ajuste manual do retrovisor externo
Opcionais: Vidros Elétricos + Direção Hidráulica + Ar Condicionado
1.0 Pulse A partir de: R$ 27.360,00
Motor: 1.0 Rocam Flex
Série:
Base + Fly + Tecido especial + Revestimento da Porta em Tecido + Pintura de Espelho Retrovisor, Moldura Lateral, Régua do porta-malas e Maçanetas Externas + Maçanetas internas na cor “Satin Grey” + Preparação para Som na Traseira + Conta-Giros + Cintos de Segurança Traseiros retráteis + Espelho de Cortesia para o Motorista + Alça de segurança dianteira + Iluminação e Revestimento Lateral do Porta-malas.
Opcionais: Vidros Elétricos + Direção Hidráulica + Ar Condicionado + Rodas de Liga
1.6 Fly A partir de: R$ 32.340,00
Motor: 1.6 Rocam Flex
Série:
Base + Aquecedor + Adesivo esportivo nas portas + Brake-light + Lavador / Limpador e desembaçador do vidro traseiro + preparação para som nas portas + Ajuste manual do retrovisor externo
Opcionais: Vidros Elétricos ou Ar Condicionado
1.6 Pulse A partir de: R$ 33.250,00
Motor: 1.6 Rocam Flex
Série:
Base + Fly + Tecido especial + Revestimento da Porta em Tecido + Pintura de Espelho Retrovisor, Moldura Lateral, Régua do porta-malas e Maçanetas Externas + Maçanetas internas na cor “Satin Grey” + Preparação para Som na Traseira + Conta-Giros + Cintos de Segurança Traseiros retráteis + Espelho de Cortesia para o Motorista + Alça de segurança dianteira + Iluminação e Revestimento Lateral do Porta-malas.
Opcionais: Vidros Elétricos + Direção Hidráulica + Ar Condicionado + Rodas de Liga + Air Bag

          Para maiores informações, consulte o configurador on-line de veículos Ford (aqui).

          Assim como no Fiesta e no Focus, a Ford mais uma vez agrega em um mesmo registro todas as versões e prejudica quem compra o veículo com opcionais. Traduzindo: Se você comprar um Ka Fly ou Pulse, o seu preço de revenda será baseado na versão básica, pois apenas constarão na tabela Ka 1.0 ou Ka 1.6. Está mais do que na hora da Ford abrir a mão e fazer o registro de suas versões, assim como Fiat e GM o fazem.

          Talvez por ocasião do lançamento, o configurador da Ford tem alguns catálogos que realmente não valem a pena. Exemplo: O Ka 1.6 Pulse apenas com vidros elétricos difere apenas em R$ 105,00 do pacote que traz também ar condicionado e direção hidráulica. Caso necessite, consulte-nos que teremos prazer em ajudá-lo a realizar o melhor negócio.

O Estilo 
          Quase que totalmente renovado (do antigo Ka, apenas portas e pára-brisa foram aproveitados) o Novo Ka tem personalidade em seu desenho. Assim como o antigo, se destaca dos outros veículos, mas agora acerta em cheio o gosto brasileiro.

         
As novas formas do Ka 2009

          A tendência atual de desenho Ford, Kinetic (energia em movimento), traz formas que lembram a fluidez e movimento.

    
Detalhes do design. O farol lembra o do Fiesta 2003~2007

Interior e Equipamentos
          O interior tem materiais simples e de acabamento mediano. Como é comum na categoria, plásticos duros e ásperos estão por todas as partes. Na versão avaliada, Fly, as portas não tem qualquer revestimento com tecido/espuma. Não julgo mal tais características. Acho justo e correto o consumidor ter a oportunidade de poder comprar um veículo mais simples e com preço reduzido.


As portas ainda ostentam a lataria exposta.

Painel e Console:
          Inspirado na dupla Fiesta/Ecosport, o painel do Ka recebeu um belo "upgrade". De formas marcantes, agora ele tem um verdadeiro porta-luvas e diversos porta-objetos. O painel é de fácil leitura, com iluminação indireta de cor verde. Sua instrumentação, como de costume no Ka, não apresenta temperatura da água do motor. Seria interessante ainda inserção de luz espia de lanterna ligada, pois o mesmo não tem alerta sonoro de aviso, tornando constante o esquecimento da lanterna acesa. O conta-giros é disponível somente na versão Pulse.

    
O novo console e painel com formas inspiradas no estilo Kinetic

         Apesar das melhorias, o novo console me pareceu ocupar mais espaço útil do que o anterior; reduzindo sensivelmente o espaço para as pernas do motorista.

Equipamentos:
          Talvez este seja o maior diferencial do Ka 2009 em relação à concorrência. Equipado de série com travas elétricas, alarme anti-furto e abertura elétrica e remota de portas e porta-malas, o Ka sai na frente na preferência do consumidor. Como exposto anteriormente, a linha está muito bem dividida e oferece opções para agradar os bolsos e gostos do consumidor.


Sensor ultra-sônico do alarme

          Por se tratar de versão intermediária, é aceitável no Ka Fly a falta de regulagem de altura do banco do motorista e de altura do cinto de segurança. Mas ambos deveriam ser disponíveis na versão Pulse, topo de linha. Gostaria muito de ver ainda uma reedição da versão XR, com Faróis de Neblina, Freios ABS, Air Bag Duplo, Retrovisores elétricos, Adereços esportivos e principalmente motor com potência diferenciada. Certamente povoaria o sonho de todo jovem, assim como o Gol GTI fazia no começo da década de 90.

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:
          Moldados com espuma demasiadamente dura, principalmente no encosto, os bancos oferecem bom apoio para a condução. Mas a altura do assento é muito baixa, fugindo da normalidade das linhas atuais. A visibilidade é boa em todas as direções. O retrovisor, ampliado em relação ao modelo antigo, tem bom campo de visão. 

    
Detalhe do acabamento e espaço interno

          Na frente, o espaço que antes era surpreendente, agora deixa um pouco a desejar em função do protuberante console dianteiro. Atrás, diferentemente do modelo anterior, o espaço cresceu muito em todas as direções. Pernas, ombros e cabeças viajam melhor no Novo Ka.

    
O bom porta-malas e o detalhe da alça para puxar a tampa.

          O porta-malas de estratégicos 263L (3 a mais do que o Celta) tem ótimo vão e aproveitamento de espaço. Nesta versão, não existe revestimento para as caixas de roda. Caso seja necessária a ampliação do espaço para bagagem, é possível o rebatimento do encosto do banco traseiro (não é mais bipartido). O estepe fora do veículo é sujeito a furtos, mas na eventualidade de um furo não é necessário esvaziar o porta-malas para remove-lo. O sistema para liberação e guarda do mesmo é simples e prático.

Notas do Editor:
          É inegável sob o ponto de vista da razão que o Ka 2009 é uma grande evolução. As suas deficiências de espaço interno, porta-malas, motorização (não era flex) e design foram sanadas. Some a isso o ótimo pacote de itens de série e preço competitivo. O resultado é um produto praticamente imbatível em sua categoria.

          Fica aqui a sugestão de pequenos ajustes:
          - Inclusão de ajuste de altura no banco do motorista (mesmo como opcional);
          - Espuma mais macia para os assentos;
          - Cobertura total da lataria no interior do veículo;
          - Reservar para futura versão esportiva o atual acerto de suspensão, excelente para uma tocada esportiva, mas desconfortável para uso diário em cidade.

          No mais, ficam os nossos parabéns para a Ford, que conseguiu desenvolver um produto inovador e barato para um mercado disputado com unhas e dentes pela concorrência.

Avaliações FORDHP - Início
www.fordhp.com.br