20/07/2002 - Linha original de acessórios Ford

    Depois do passo inicial dado pela GM, no Celta, onde o consumidor pode comprar uma grande gama de acessórios na concessionária, o chamado after-market, a Ford resolveu se mexer e apresentar acessórios originais para suas linhas de veículos.

    Um dos modelos beneficiados foi o Focus, que ganhou uma grande gama de acessórios originais para instalação no after-market.

    O Focus ganhou acessórios para todas as suas partes, vamos mostra-los agora:

Traseira:

    A traseira do Focus talvez tenha sido a parte que recebeu mais adereços estéticos. O párachoque traseiro é envolvido por um grande spóiler que abriga a saída de escapamento, dando impressão de um escapamento de maior diâmetro, típico de carros esportivos.
    Logo acima do párachoque, temos um friso cromado, que combina com a moldura da prata cromada de série na versão ghia. Achamos que deve ficar estranho na versão 1.8.
    Mais acima, temos o aerofólio, de perfil fino que não atrapalha o brake-light original do carro. Não temos informações sobre a sua real eficácia na aerodinâmica do carro.


saia traseira


aerofólio

Lateral:

    A lateral ganhou saias esportivas, com saídas de ar falsas para refrigeração do freio traseiro. As saias tem um design que se integra ao desenho do carro.
    


saia lateral

adesivo na tampa de comb.

adesivo coluna B

Frente:

    A frente ganhou um spóiler na parte inferior do parachoque, com pequenas aberturas em tela, gerando um visual mais agressivo.


spóiler frontal

Interior:

    Os acessórios que mais gostamos estão aqui, no interior do veículo. A seção central do painel, que abriga os comandos de ventilação e rádio do Focus, ganhou um moldura que imita aço escovado, tendência fortemente presente nos carros esportivos atuais.
    As soleiras das portas ganharam adesivos protetores com o emblema do carro.


moldura do painel

soleira nas portas

Conclusões Fiesta HP:

    Para o nível nacional, gostamos do Kit de acessórios disponibilizado pela Ford, mas perto do que já foi desenvolvido pela Ford dos EUA e da Europa, nosso kit deixa muito a dever, repare nas fotos abaixo o Focus RS e o Focus ST 170. Achamos que os kits usados no exterior são mais discretos e causam melhor impressão.


Focus RS

Focus ST 170

    O grande problema desses kits é que eles não servem para o pós-venda, dado que eles não são compostos de add-ons (peças adicionais) como o kit disponibilizado pela Ford, que aproveita os ítens originais e os complementam.
    Este kit é importado da Europa, onde é vendido e tem boa aceitação.

20/09/2002 - Fiesta HP