Ford e BP formam parte do projeto para teste
                              de veiculos movidos a hidrogênio


A Ford americana e a BP inglesa anunciaram dia 27 uma importante iniciativa destinada a levar os Estados Unidos mais perto da tão esperada economia do hidrogênio. A Ford entra com 30 veículos queimando este combustível e a BP com uma rede de postos de reabastecimento nas regiões metropolitanas de Detroit, Orlando e Sacramento. As três frotas e a rede de postos vêm em resposta a uma solicitação do Ministério de Energia americano chamada “Projeto de Frota de Hidrogênio Controlada e Demonstração de Infra-estrutura e Validação”.

Os trinta carros são veículos a células de combustível, FCV. Os Focus FCV são os primeiros veículos híbridos a células de combustível, combinando o alcance e o desempenho dos veículos com tecnologia híbrida com os benefícios únicos da célula de combustível. Eles utilizam uma pilha de células de 85 kW (115,6 cv) fornecida pela Ballard canadense, e são híbridos por possuírem um conjunto de baterias de hidreto metálico de níquel e um sistema de frenagem eletro-hidráulico regenerativo, comandado por sistema brake-by-wire.

Os postos da BP terão tecnologia de última geração e alguns deles avaliarão tecnologias exeqüíveis no médio prazo, como a reforma de gás natural, enquanto outros explorarão opções tecnológicas de longo prazo com potencial de obtenção do combustível dentro dos objetivos de custo de combustível estabelecidos pelo Ministério de Energia.

Os 10 carros de Detroit ficarão nas mãos da prefeitura da cidade de Taylor e da Universidade de Michigan e serão mantidos pelo Laboratório do Transporte para Mobilidade Sustentável, da Ford. A BP estuda vários locais para a infra-estrutura de reabastecimento, incluindo o aeroporto metropolitano do condado de Wayne e o laboratório de testes veiculares da EPA, agência federal de proteção ao meio ambiente.

A cidade de Taylor é ativa no apoio público a veículos a combustíveis alternativos, que já hoje compõem 20% da frota municipal. A Universidade de Michigan planeja utilizar os veículos no apoio a seus serviços administrativos, e as faculdades de Engenharia, Ciências Naturais e Negócios planejam integrar esses veículos a seus cursos avançados.

Os carros de Orlando serão mantidos nas instalações Longwood de Progresso da Energia. Serão utilizados pela Secretaria de Proteção do Meio Ambiente da Flórida, na monitorização do Parque Estadual Wekiwa Springs e na Progress Energy Florida, em St. Petersburg, subsidiária de Longwood, que fornece energia e serviços correlatos a mais de 1,5 milhão de pessoas no estado. Os veículos serão utilizados na medição de relógios de consumo e por conselheiros que visitam residências para ensinar aos clientes métodos de conservação de energia.

Os 10 carros que ficarão em Sacramento serão mantidos nas instalações da California Fuel Cell Partnership e abastecidos em postos na área desta cidade. Seus operadores serão a California Air Resources Board, diretoria dos recursos do ar, a California Energy Commission e o departamento de serviços gerais da prefeitura, que os usarão como veículos de entrega diária, conseguindo assim a máxima quilometragem e monitoramento constante. O distrito de utilidades municipais da cidade usará os Focus FCVs em seu Grupo de Transporte Elétrico, que os usarão em ciclos específicos de direção com motoristas específicos.

Fonte: Canal Dana
Publicação: Ygor - Staff FiestaHP

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04/05/2004 - Fiesta HP