FORD ESCAPE HÍBRIDO BATE RECORDE

DE ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

 

             O Ford Escape Hybrid 2005, veículo híbrido com sistema de tração que combina motor a gasolina e elétrico, estabeleceu novo recorde de economia de combustível e nível de emissões. Ele rodou 927 quilômetros por 37 horas ininterruptas no trânsito pesado do centro de Nova York, nos Estados Unidos, com um único tanque de gasolina, tornando-se o primeiro utilitário esportivo do mundo a atingir a média de 16,1 km/l.

            A prova, chamada “Manhattan com um Tanque de Gasolina”, foi realizada durante as piores horas de trânsito da cidade, incluindo o “rush” da manhã e da tarde. Diversas celebridades, como o ator Kevin Bacon, foram convidadas a dirigir o carro em trechos curtos do desafio, que começou numa segunda-feira, 5 de abril, e terminou na noite seguinte. O resultado superou as expectativas iniciais, de rodar pelo menos 800 quilômetros no trânsito da cidade. “O Escape Hybrid provou ser o utilitário esportivo mais limpo e econômico do planeta”, comemorou Mary Ann Wright, diretora do Programa de Veículos Híbridos da Ford nos Estados Unidos.

             O Ford Escape, que tem dimensões similares à do EcoSport, é o utilitário esportivo compacto mais vendido da América. Sua versão Hybrid 2005 será lançada ainda este ano no mercado norte-americano trazendo como vantagens, além da economia de combustível e nível reduzido de emissões, a flexibilidade de uso, resistência e espaço interno. É o primeiro veículo híbrido elétrico que acomoda confortavelmente cinco adultos mais bagagem.

 

Recuperação de energia
 

            O Ford Escape Hybrid combina um motor a gasolina de quatro cilindros com um propulsor elétrico e seu desempenho é similar ao do Escape V6. Ao contrário do motor convencional, que queima combustível e produz emissões enquanto está parado no farol vermelho ou no trânsito, o motor do Escape Hybrid se desliga nessas situações. Quando o trânsito anda, seu motogerador de 70 kW move o veículo usando energia elétrica. Se necessário, o sistema aciona novamente o motor a gasolina, em menos de 400 milissegundos e de modo suave, sem as emissões produzidas na partida pelo motor convencional. O veículo também recupera energia no anda-e-pára, por meio de um sistema regenerador que aproveita as frenagens para recarregar sua bateria.
 

 

            O Escape Hybrid é um veículo extremamente limpo: produz 97% menos hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio que os veículos certificados pelos padrões atuais e atende às rigorosas restrições do padrão AT-PZEV (“advanced technology partial zero emissions vehicle”), que irão vigorar em 2005 nos Estados Unidos. Essa eficiência se deve à combinação eficiente de seus sistemas de tração e de catalisador.

            Na verdade, ele é tão benéfico ao meio ambiente quanto um veículo totalmente elétrico. Os veículos elétricos precisam ser recarregados na tomada, com energia gerada, muitas vezes, por termelétricas que queimam combustíveis. Já o Escape Hybrid nunca precisa ser ligado à rede elétrica. Sua bateria é recarregada continuamente por um engenhoso sistema que recupera a energia produzida no acionamento dos freios.

 

Combustível do futuro
 

            O Escape Hybrid também produz cerca de 50% menos dióxido de carbono, responsável pelo efeito estufa e o aquecimento global. O único modo eficiente de reduzir as emissões de CO2 dos veículos é diminuir a quantidade de combustível consumido, o que os veículos híbridos elétricos realizam de forma substancial.

            A Ford e outros fabricantes estão trabalhando em pesquisas de longo prazo para tornar práticos os veículos impulsionados a hidrogênio, com nível zero de emissões. Além do Escape Hybrid, do Focus PZEV e do Focus Diesel produzidos hoje, a Ford desenvolveu uma versão do Focus com motor a combustão interna de hidrogênio (H2ICE), um veículo de pesquisa híbrido a hidrogênio (H2RV) e um Focus movido com célula de combustível (FCV), que operam em frotas experimentais nos Estados Unidos e no Canadá. A Ford é a única montadora a dispor dessa gama completa de veículos de produção e pesquisa, voltados a levar a sociedade para o futuro movido a hidrogênio.

05/Maio/2004


Fonte e Fotos: Imprensa Ford
Publicação: Ygor - Staff FiestaHP

Voltar
07/05/2004 - Fiesta HP