Ford adota nova estratégia

Rejeitando um século de doutrina industrial, os executivos da Ford Motor Co. estão reduzindo a capacidade na América do Norte, eliminando modelos com poucas vendas e fugindo das vendas para criação de frotas, que tem margens menores. A estratégia custou uma parte da fatia de mercado da Ford, mas aumento os lucros. A montadora agora lucra mais do que sua maior concorrente, a General Motors Corp., em vendas norte-americanas e em operações automotivas globais. A Ford surpreendeu Wall Street com lucros no primeiro trimestre que eram o dobro do que muitos analistas esperavam. A estratégia da Ford se assemelha à da Nissan Moto Co. e de seu diretor-presidente, Carlos Ghosn, que, desde 1998 quando assumiu o comando da montadora, levou a margem de lucro antes dos impostos da empresa para 11% no ano que terminou em 31 de março, a maior entre os grande fabricantes de carros. A margem operacional antes dos impostos da Ford no primeiro semestre deste ano foi de 6,5%. Uma parte essencial da nova estratégia da Ford é o foco na "administração do lucro". Isso significa monitorar preços, acompanhar quais são os produtos que se movimentam mais rápido e mais lentamente, e ajustar as táticas para alcançar o máximo de lucro.

 

Fonte: Canal Dana
Publicação: Ygor - Staff FiestaHP

Voltar
11/05/2004 - Fiesta HP