FORD APRESENTA O NOVO FIESTA 
SEDAN EM FOZ DO IGUAÇU

             A Ford apresentou hoje, em Foz do Iguaçu, o novo Fiesta Sedan em um evento para jornalistas de todo o Brasil. A empresa anunciou o lançamento do modelo em três versões, com motor Zetec RoCam 1.0 L, SuperCharger e o novo RoCam Flex 1.6 L, que pode ser abastecido com álcool ou gasolina em qualquer proporção, utilizando a tecnologia multicombustível mais avançada do mercado.

            Na ocasião, foi revelado também o preço das três versões do novo sedã. O modelo Personnalité 1.0 L parte de R$26.990, o SuperCharger de R$27.990 e o Flex 1.6 L de R$29.990, valores que posicionam o veículo de forma competitiva no concorrido segmento de sedãs compactos.

            O novo veículo da família Fiesta exibe uma série de vantagens em termos de estilo, espaço, conforto, conveniência e desempenho, que criam uma nova referência na categoria. Seu design segue o moderno estilo New Edge, que identifica a nova família de automóveis da Ford. A traseira, elegante, forma um conjunto harmônico e integrado com a carroceria. As linhas laterais formam um desenho dinâmico, que faz o carro transmitir a sensação de movimento.

            O espaço interno do Novo Fiesta Sedan é o maior da categoria. Tanto o motorista e o passageiro da frente como os ocupantes que viajam no banco de trás dispõem de mais espaço para a cabeça, ombros e pernas do que o encontrado em outros veículos do segmento. Ele é também o único que oferece banco traseiro bipartido e assento rebatível, que permite versatilidade para o transporte de volumes.

            O porta-malas, com 478 litros, incorpora soluções inteligentes de aproveitamento do espaço. A sua tampa é articulada por hastes retráteis, em vez de braços, que não interferem com o espaço para carga. Ele dispõe ainda de um compartimento extra de 9 litros sob o carpete para a acomodação de objetos menores e ganchos para fixação de rede, proporcionando segurança no transporte de vários tipos de objetos.

            O conforto do novo sedã é reforçado pelo equilíbrio da suspensão e pelo requinte no acabamento. Os bancos, de desenho ergonômico, são revestidos com tecidos de padrão moderno e toque macio. Porta-garrafa e cinzeiro/porta-copos removível no console central, porta-objetos no banco do motorista e porta-revista atrás do banco do passageiro são outros itens que aumentam a conveniência a bordo. O painel traz detalhes em cor metálica.

            Entre outros equipamentos de série, o carro vem com: iluminação no porta-luvas e no porta-malas, banco traseiro bipartido (60/40), apoios de cabeça traseiros, relógio digital, conta-giros, aviso sonoro de farol aceso, ganchos para fixação de carga no porta-malas, espelho de cortesia com cobertura para o motorista e o passageiro, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros retráteis, antena no teto, desembaçador do vidro traseiro, vidros verdes, pneus 175/65 R14 e imobilizador antifurto PATS.

            A lista de opcionais é grande e inclui desde ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros inteligentes, travas elétricas com controle remoto e travamento automático das portas a 15 km/h até bolsas infláveis duplas, freios ABS, abertura elétrica do porta-malas, rodas de liga leve, faróis de neblina e CD-player com viva-voz.

            Além dos já consagrados motores 1.0 L Zetec RoCam e SuperCharger, o Novo Fiesta Sedan oferece também o motor flexível mais potente e econômico da categoria. O novo motor RoCam Flex 1.6 L tem potência de 111 cv com álcool e 105 cv com gasolina (a 5.500 rpm), números que superam os motores 1.8 L atuais. Mas seu consumo médio de combustível é de 14 km/l com gasolina e 9 km/l com álcool (segundo os padrões da norma brasileira NBR 7024).  

            O motor Ford RoCam Flex, desenvolvido no Brasil, traz uma série de avanços que explicam esse desempenho. Tem uma nova câmara de combustão, que opera com a maior taxa de compressão do mercado (12,3:1), além de controle de detonação ativo individual por cilindro, sistema de ignição aprimorado para partida a frio e elementos que otimizam a circulação de gases e a refrigeração do motor.

            Também é o primeiro no mundo a dispor de válvula termostática eletrônica, que permite ao motor trabalhar a diferentes temperaturas com álcool, gasolina ou misturas intermediárias para reduzir o atrito e melhorar o rendimento térmico. Seu sistema de injeção trabalha com uma pressão 30% maior (3,5 bar) em relação aos motores convencionais para proporcionar maior vazão e atomização do combustível. Os pistões, válvulas, assentos de válvulas e galeria de combustível são produzidos em novos materiais, mais resistentes e refratários, e o escapamento é de aço inoxidável. Sua durabilidade é homologada para 240.000 km, a mesma oferecida pelos demais modelos da família Zetec RoCam.

 

Fonte e Fotos: Imprensa Ford
Publicação: Ygor - Staff FiestaHP

Voltar
10/09/2004 - Fiesta HP