FORD PROMOVE PLANTIO EM 
COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE

  

            A Ford promoveu ontem (21/09), em sua fábrica em São Bernardo do Campo, um evento em comemoração ao Dia da Árvore, com o plantio de mudas de ipê amarelo, espécie nativa da Mata Atlântica. O ato simbólico contou com a presença de diretores, empregados e convidados, mostrando a importância que a empresa dedica à preservação ambiental.

            “Mesmo as maiores árvores nascem de uma pequena muda ou semente. Queremos lembrar, com esse gesto simbólico, que é preciso continuar a plantar sempre e que a qualidade de vida das futuras gerações depende das atitudes que cada um de nós tem hoje em relação à conservação da natureza”, disse Hélio Perini, gerente de Responsabilidade Social da Ford.

            A Ford foi a primeira empresa a certificar suas 110 fábricas no mundo pela norma ISO 14001, de gestão ambiental, em 1998. Todos os materiais que entram e saem das fábricas, tanto produtivos como não-produtivos, são rigorosamente controlados e as áreas críticas, como as que envolvem a utilização de produtos químicos, são dotadas de medidas de contenção para evitar que qualquer acidente possa causar contaminação do meio ambiente. Em todas as unidades funciona também o sistema de coleta seletiva de materiais descartados, com a participação ativa dos empregados.

            Na fábrica de São Bernardo, por exemplo, essa prática foi combinada a uma ação de cidadania, dentro do programa chamado Reciclagem 10, Fome 0. As latas de alumínio e embalagens PET recolhidas na fábrica são vendidas e o dinheiro utilizado para a compra de cestas básicas, que são doadas para creches, asilos e comunidades carentes pelo Comitê de Cidadania dos Trabalhadores da Ford. Este ano, o programa já doou meia tonelada de alimentos para entidades e famílias do ABC.

            O Complexo Industrial Ford Nordeste também é outro importante exemplo de preservação. Os empregados da fábrica plantaram espécies de Paineira,  Sibipiruna e Monguba, todas espécies da Mata Atlântica. O plantio reforça o cinturão verde plantado em voltada do Complexo que possui mais de 70 mil mudas.

            O programa de gestão ambiental da empresa inclui o treinamento e conscientização dos empregados sobre práticas de conservação do meio ambiente, permitindo que eles se tornem também agentes de difusão desses valores na comunidade

 

Fonte: Imprensa Ford
Publicação: Ygor - Staff FiestaHP

Voltar
22/09/2004 - Fiesta HP