NOVO FORD F-350 CABINE DUPLA, O CAMINHÃO

COM VERSATILIDADE DE AUTOMÓVEL

 

             A Ford Caminhões lança mais uma grande novidade, o F-350 Cabine Dupla, caminhão leve que reúne características únicas no mercado, aliando capacidade de carga e robustez com a versatilidade e conforto típicos de um automóvel. O novo modelo tem espaço para acomodar até seis pessoas confortavelmente na cabine e mantém o mesmo tamanho da plataforma de carga da versão cabine simples. Com isso, oferece uma solução econômica e flexível de transporte para vários tipos de aplicações que hoje não são atendidas por nenhum outro veículo no mercado.

 

 

            O F-350 Cabine Dupla foi apresentado pela primeira vez, ainda como protótipo, na Fenatran – Feira Internacional do Transporte, em 2003. A boa receptividade do público motivou a Ford a dar continuidade ao desenvolvimento do produto, que inaugura um novo nicho no mercado de caminhões.

            “Nessa configuração, o Ford F-350 não encontra concorrentes diretos no mercado e vem atender as necessidades de consumidores que precisam de um caminhão que ofereça, ao mesmo tempo, conforto para suas equipes de trabalho, espaço e capacidade de carga. É um produto inovador concebido de acordo com a nossa estratégia de oferecer o melhor negócio em transporte para os clientes”, afirma Flavio Padovan, diretor de Operações de Caminhões da Ford.

            Essa combinação representa uma grande vantagem, por exemplo, para empresas de manutenção de serviços públicos, que com apenas um F-350 Cabine Dupla podem realizar atividades que antes exigiam dois veículos. Desse modo, além de reduzir os custos de manutenção da frota, consegue-se aumentar a eficiência e a agilidade na execução dos serviços. O novo modelo oferece, ao mesmo tempo, uma opção atraente para os usuários de regiões rurais, onde a necessidade de veículos de uso misto é muito grande.

            O F-350 Cabine Dupla é um veículo único no seu segmento, tanto em termos de conforto como de rentabilidade. Visualmente, sua característica mais marcante é a ampla cabine, com 3.993 mm de comprimento e capacidade para transportar com folga até seis pessoas (motorista e cinco passageiros). Ela foi desenvolvida dentro dos conceitos mais modernos de ergonomia, segurança e conforto. E inclui uma série de itens normalmente encontrados nos melhores automóveis de passeio, como ar-condicionado, banco com revestimento em tecido, preparação para instalação de equipamento de som com antena e alto-falantes, aviso sonoro de chave na ignição e faróis acesos, vidros verdes e painel traseiro com rede porta-objetos. Além disso, traz um novo painel de instrumentos, com desenho moderno e funcional.

 

Versatilidade de aplicações

            O novo caminhão garante maior versatilidade e agilidade na realização de atividades que, além da necessidade de carregar diversos equipamentos de trabalho, requerem também o transporte de uma equipe de profissionais. Por isso é indicado, por exemplo, para empresas prestadoras de serviços de manutenção pública, como manutenção de rede elétrica, redes de água e esgoto, sinalização de trânsito e publicitária e concessionárias de rodovias. Neste último caso, o F-350 Cabine Dupla pode ser utilizado como socorro mecânico para rebocar o veículo acidentado ou com problemas, proporcionando ao mesmo tempo praticidade e segurança para transportar os seus ocupantes, acomodados confortavelmente dentro da cabine.

            A aplicação do F-350 Cabine Dupla em regiões rurais também permite uma versatilidade sem igual. Devido à sua robustez, espaço interno e conforto, ele representa uma ótima alternativa como veículo mais voltado ao trabalho e de baixo custo.

 

Conforto na cabine

            A vocação de uso misto do F-350 Cabine Dupla é reforçada pela oferta de equipamentos opcionais como ar-condicionado, revestimento dos bancos em vinil ou tecido e preparação para instalação de rádio/CD-player com antena e alto-falantes, típicos dos melhores automóveis. A trava de segurança das portas traseiras é outro detalhe que indica a preocupação da Ford em oferecer um veículo comercial que também pode ser aproveitado em diferentes situações do dia-a-dia, inclusive como veículo da família.

            Outro atributo que o diferencia o veículo dentro do segmento é a sua cabine em estilo “car like”, com desenho semelhante ao de um automóvel, de perfil aerodinâmico, moderno e bonito, seguindo o padrão adotado pela Série F em todo o mundo. Essa configuração, junto com as quatro portas, amplas e com bom ângulo de abertura, facilita o acesso dos passageiros à cabine.

            Os bancos rebatíveis na proporção um terço/dois terços, tanto na frente como atrás, dão flexibilidade na utilização do espaço. O bom isolamento térmico e acústico é outro fator que contribui para o conforto dos passageiros.

 

Espaço para carga

            Mas não é só dentro da cabine que estão as vantagens do F-350 Cabine Dupla. Sua configuração voltada para o uso comercial deixa claro que se trata de um caminhão, com toda a robustez e capacidade de carga esperadas de um veículo desse porte.

            Mesmo com a cabine maior, o F-350 Cabine Dupla não perdeu em nada a capacidade volumétrica original do modelo convencional. Pelo contrário, teve essa capacidade ampliada devido à maior distância entreeixos, o que lhe dá uma enorme vantagem frente às demais opções existentes no mercado. Sua plataforma de carga, com 2.630 mm, pode ser estendida para comportar carrocerias de até 4.112 mm de comprimento e permite a instalação dos mais diversos tipos de implementos com grande versatilidade e eficiência, que também são marcas registradas da versão com cabine regular.

 

Intercambiabilidade

            O F-350 Cabine Dupla é 893 milímetros mais comprido que o modelo com cabine simples. Tanto a distância entreeixos como o comprimento da cabine foram aumentados na mesma medida. Por isso, a plataforma de carga de ambos os modelos permaneceu igual – 2.630 mm –, o que permite total intercambiabilidade de carrocerias entre eles.

            O F-350 Cabine Dupla tem PBT homologado de 4.500 kg e carga útil mais carroceria de 1.370 kg, mais seis ocupantes, ou 1.745 kg (somente com o motorista). Seu peso total em ordem de marcha é de 2.680 kg.

 

Potência e durabilidade

            O F-350 Cabine Dupla oferece praticamente o mesmo desempenho do modelo com cabine regular, que é garantido pela força do motor diesel Cummins B 3.9 L, de quatro cilindros em linha, com 141 cv de potência e 51 kgfm de torque (a 1.500 rpm). A caixa de mudanças, tipo ZF S5, de cinco velocidades com overdrive, possui duplo cone de sincronização e se caracteriza tanto pela robustez como pelos engates suaves e precisos. Essa sensação é reforçada pela embreagem auto-ajustável, que mantém o esforço do pedal constante durante toda a vida do disco de embreagem e também aumenta a sua durabilidade.

            O conforto dos passageiros é acentuado pela suspensão dianteira tipo "Twin-I-Beam", produzida em aço forjado, com molas helicoidais independentes reforçadas, amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação e barra estabilizadora. A suspensão traseira possui eixo rígido com barra estabilizadora, feixe de molas semi-elípticas e também utiliza amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação. O eixo com cubos de roda do tipo “bearing pack” facilita a manutenção e proporciona grande resistência para o serviço pesado.

 

Economia e segurança

            O chassi tipo escada, com longarinas retas, facilita o encarroçamento e permite a instalação de diversos tipos de implementos, como carroceria tipo baú, cesto aéreo ou reboque. A utilização de rodagem simples na traseira é outro item que favorece a economia: além de evitar gastos adicionais com pneus, permite o pagamento de pedágio como veículo de passeio.

            O eixo traseiro autoblocante garante tração eficiente em diversos tipos de terreno, em conjunto com os pneus Scorpion LT 265/75 R, radiais direcionais sem câmara de 10 lonas, com capacidade de carga E, da Pirelli. O sistema de freios, com discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira, é dotado de válvula sensível à carga (LSV), que regula a pressão dos freios traseiros de acordo com o carregamento, oferecendo eficiência e segurança nas frenagens.

            O tanque de combustível, produzido em plástico de engenharia, com capacidade para 110 litros, proporciona excelente autonomia.

            A linha F-350 é disponível para pronta entrega nas cores sólidas branco Diamante, vermelho Bari e preto Ebony, nas metálicas prata Geada e verde Bali e nas perolizadas azul Mônaco e vermelho Milão. E pode ser fornecida também em qualquer outra cor solicitada pelo cliente, sob encomenda.

 

Assistência pós-venda

            O novo Ford F-350 oferece um ano de garantia sem limite de quilometragem. E o cliente conta com a assistência técnica da Rede de Distribuidores Ford Caminhões, formada por 120 distribuidores instalados, em pontos estratégicos de todo o Brasil. A estrutura de atendimento pós-venda da Ford Caminhões inclui também serviços diferenciados que garantem apoio técnico, socorro mecânico e reposição de peças para o veículo do cliente em qualquer situação.

            Um deles é o Disk Ford Caminhões, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo telefone 0800 703 3673 (ligação gratuita), com profissionais treinados para orientar e esclarecer dúvidas. Para serviços de socorro ou qualquer outro tipo de ajuda, o motorista dispõe também do plantão 24 horas do S.O.S. Ford, cobrindo todas as localidades do território nacional.

            O Peça Fácil Ford é outro sistema voltado para a satisfação dos frotistas e caminhoneiros. Ele é suportado pelo mais moderno centro de distribuição de peças, com mais de 30.000 itens de caminhões em estoque, que garante a entrega de peças em até 24 horas em todas as capitais do País.


 VEÍCULO DESENVOLVIDO NO BRASIL, COM

FOCO NAS NECESSIDADES DOS CLIENTES

 

            O F-350 Cabine Dupla foi totalmente desenvolvido pela área de Engenharia de Caminhões da Ford Brasil, a partir do modelo com cabine regular e de um conceito similar da Série F já existente nos Estados Unidos. Os testes de homologação e durabilidade foram realizados no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista.

            “No contato com os clientes, verificamos que existia um nicho no mercado para um veículo com cabine dupla nesse segmento e começamos a trabalhar no desenvolvimento do projeto. O F-350 é líder isolado na categoria de caminhões semileves, com características muito apreciadas pelos usuários. Isso facilitou o nosso trabalho, pois ele partiu de um produto já bem conhecido, que precisou apenas de algumas modificações pontuais para oferecer o mesmo padrão de eficiência dentro da nova configuração”, diz Strauss Rossi, gerente de Engenharia de Vendas de Caminhões da Ford.

            As principais modificações no caminhão, além da cabine dupla com comprimento 893 mm maior, que acomoda três ocupantes no banco dianteiro e três no banco traseiro, incluem as novas longarinas. Elas cresceram na mesma proporção da cabine, devido ao aumento da distância entreeixos para 4.475 milímetros. Isso permitiu ao F-350 Cabine Dupla manter a mesma plataforma de carga do modelo com cabine regular, resultando em um comprimento total do caminhão de 6.623 milímetros. As árvores de transmissão, bem como os cabos de acionamento do freio de estacionamento e tubulações de freio, também foram modificadas para se adequar ao novo entreeixos.

            Essa nova dimensão permite a instalação de uma carroceria 536 milímetros maior em relação ao modelo com cabine regular. “Como o balanço traseiro pode chegar a 60% da distância entreeixos, limitado a 3,5 metros, isso significa que o F-350 Cabine Dupla pode receber uma carroceria de até 4.112 milímetros para máximo volume (carga de baixa densidade), ou 2.944 milímetros para máxima carga (cargas com maior densidade)”, afirma Rossi. Essa diferença representa uma capacidade adicional por viagem para usuários que trabalham com cargas volumosas e menos densas.

 

Soluções práticas

            Os engenheiros fizeram questão de manter o rodado simples do caminhão para manter suas características de economia. Além de evitar o custo maior do rodado duplo, isso permite que o veículo transite nas estradas pagando o mesmo pedágio dos carros de passeio. As rodas são as mesmas, de 16 polegadas, mas para garantir a estabilidade e o conforto de rodagem com a cabine ampliada foram adotados pneus radiais sem câmara Scorpion, da Pirelli, com mudança na estrutura do flanco e nova escultura da banda de rodagem.

            “Os novos pneus, junto com as novas molas dianteiras, contribuem para que o motorista tenha o veículo na mão tanto na condição vazio como carregado, com conforto e segurança”, diz Rossi.

            O peso bruto total homologado do novo modelo também foi mantido em 4.500 kg por uma questão prática. Acima desse patamar, a legislação determina que o caminhão seja equipado com tacógrafo, o que geraria um custo adicional e uma preocupação desnecessária tendo em vista o tipo de uso a que o veículo se destina.

           

Potência de sobra

            O conjunto motriz, formado pelo motor Cummins B3.9, de quatro cilindros, com 141 cv e torque de 51 kgfm (a 1.500 rpm), transmissão ZF de cinco velocidades sincronizadas e eixo traseiro com redução de 4,10:1, não precisou passar por nenhuma alteração. Ele garante potência e torque de sobra para ambos os modelos do F-350, além de ser bastante econômico.

            “A relação potência/peso do F-350 Cabine Dupla é altamente favorável. Ela é de 31,3 cv/t, enquanto a lei exige o mínimo de 5,7 cv/t. Isso permite, inclusive, a utilização da quinta marcha overdrive, desmultiplicada, com relação 0,77:1, que seria inviável com um motor de baixa potência e torque”, explica o engenheiro da Ford.

            Como o perfil aerodinâmico do caminhão não foi modificado com a adoção da cabine dupla, seus números de desempenho são praticamente iguais em ambas as configurações. Ele atinge a velocidade final de 115 km/h e tem capacidade de partida em rampa de 36%, considerando o PBT de 4.500 kg, e de 26% com a capacidade máxima de tração de 5.700 kg.

 

Inovação e qualidade

            O F-350 é produzido na Fábrica de Caminhões Ford em São Bernardo do Campo, em São Paulo, de onde saem também os demais modelos das linhas Série F e Cargo vendidos no Brasil e exportados para países como Chile, Argentina e Austrália.

            Inaugurada em 2001, a fábrica opera com os sistemas mais modernos de produção e se destaca pelo baixo nível de ruído e o visual limpo, bem iluminado e organizado das instalações. Ela introduziu o sistema inovador de montagem modular, que beneficia não só a eficiência da linha como o controle de qualidade dos produtos. Ao contrário do processo tradicional, em que as peças são estocadas ao longo da linha para serem montadas nos veículos, nesse sistema os componentes seguem junto com cada caminhão ou picape, em um carrinho especial. Todas as peças são pré-separadas, em uma área da fábrica batizada de “supermercado”.

            A área da tapeçaria também utiliza um sistema diferenciado. As esteiras da linha foram substituídas por plataformas móveis, que transportam o montador junto com o veículo. Isso permite uma posição mais confortável para os trabalhadores, que se organizam em times autônomos e participam ativamente da melhoria contínua dos processos.

 

FORD F-350 CABINE DUPLA

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 

Categoria:....................... Caminhão Semileve

Versão:....................... Cabine Dupla

Nº portas:....................... 4

Nº passageiros:....................... 6

 

Motor:....................... Cummins B3.9 140 CIV-1

Tipo:....................... Turbo Diesel Aftercooler

Nº cilindros:....................... 4 em linha

Potência máxima (cv):....................... 141 (@ 2.700 rpm)

Torque máximo (kgfm):....................... 51 (@ 1.500 rpm)

Cilindrada (cm3):....................... 3.920

Diâmetro do pistão (mm):....................... 102

Curso do pistão (mm):....................... 120

Relação de compressão:....................... 17,3:1

Sistema de injeção:....................... Bomba injetora rotativa

 

Desempenho

Velocidade máxima em PBT:....................... 115 km/h

Capacidade de rampa (%)

Com PBT (4.500 kg):....................... 36

Com CMT (5.700 kg):....................... 26

 

 

Transmissão:....................... ZF manual, modelo S5-420, com cinco marchas à frente e

                        uma a ré

 

Relação de transmissão:

....................... 5,08:1

....................... 2,60:1

....................... 1,53:1

....................... 1,00:1

....................... 0,77:1

....................... 4,66:1

 

Embreagem:....................... Luk, de acionamento hidráulico, auto-ajustável, com 303 mm

                        de diâmetro

 

Eixo traseiro:....................... Dana, com redução de 4,10:1

 

Suspensão

Dianteira:....................... Tipo “Twin-I-Beam”, com dupla viga “I” em aço forjado,

                        barras tensoras e barra estabilizadora, molas helicoidais e

                        amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação

Traseira:....................... Eixo rígido em aço estampado com barra estabilizadora,

                        feixe de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos

                        hidráulicos de dupla ação

 

Freios

De serviço:....................... Duplo circuito hidráulico, assistido pela bomba da direção,

                        com discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira,

                        com válvula sensível a carga

Estacionamento:....................... Mecânico, com atuação nas rodas traseiras

 

Direção:....................... TRW, hidráulica, com esferas recirculantes e redução de

                        17,0:1

 

Sistema elétrico

Alternador:....................... 14 V, 90 A

Bateria:....................... Uma unidade, 12 V, 590 CCA, 65 Ah

 

Rodas:....................... Em aço estampado, medida 7,00 x 16,00 polegadas

Pneus:....................... Scorpion LT 265/75 R, radiais direcionais sem câmara de 10

                        lonas, com capacidade de carga E, da Pirelli

 

Pesos em ordem de marcha (kg)

Eixo dianteiro:....................... 1.640............. ....................... .......................

Eixo traseiro....................... 1.040............. ....................... .......................

Total....................... 2.680.............

 

Limites especificados (kg)

Eixo dianteiro....................... 1.860............. ....................... .......................

Eixo traseiro....................... 3.100............. ....................... .......................

PBT Técnico....................... 4.960............. ....................... .......................

PBT Homologado....................... 4.500............. ....................... .......................

Carga útil mais carroceria

(em ordem de marcha):....................... 1.820............. ....................... .......................

Cap. máxima tração:....................... 5.700............. ....................... .......................

Peso dos 6 ocupantes

(75 kg/cada):....................... 450................ ....................... .......................

Carga útil mais carroceria, com

1 a 6 ocupantes (kg):....................... 1.745 a 1.370

Dimensões

Distância entreeixos (mm):....................... 4.475

Comprimento total (mm):....................... 6.623

Tanque de combustível (L)....................... 110

 

Fonte e Fotos: Imprensa Ford
Publicação: Ygor - Staff FiestaHP

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22/09/2004 - Fiesta HP