FORD: CRESCIMENTO, INOVAÇÃO E

RECONHECIMENTO NO MERCADO EM 2004

 

 

            A Ford tem excelentes motivos para comemorar em 2004, com crescimento consistente das vendas e participação de mercado, melhora do resultado financeiro, fortalecimento da rede de distribuidores e lançamento de produtos e campanhas de grande sucesso. Antonio Maciel Neto, presidente da Ford Brasil e América do Sul e vice-presidente corporativo, apresentou um balanço das principais conquistas da marca no período durante o encontro de fim de ano com a imprensa.

            A participação da Ford no mercado atingiu 13,6% em novembro. No acumulado de janeiro a novembro, sua participação média foi de 11,7%. Em 2004, a marca lançou seis produtos de sucesso no segmento de carros e comerciais leves: o EcoSport 4WD, o Focus 1.6 L, a Nova Ranger, o Novo Fiesta Sedan e o motor Flex bicombustível, além do Novo Explorer.

            O Novo Fiesta Sedan vendeu em dois meses (outubro e novembro) 6.487 unidades e assumiu a liderança do segmento de sedãs compactos Premium, com 38% de participação. O EcoSport somou no acumulado de janeiro a novembro 33.585 unidades vendidas, que lhe dão a significativa liderança de 82,7% no segmento de utilitários esportivos compactos. Em novembro, as vendas do Ecosport registraram o recorde de 4.160 unidades, seu melhor resultado desde o lançamento.

            O Novo Fiesta vendeu em novembro 4.593 unidades, somando 51.733 veículos no acumulado em 11 meses. A Nova Ranger vendeu em novembro 886 unidades e totalizou 6.451 veículos até novembro, com uma participação de 15,4% no segmento de picapes médias.

 

Fortalecimento da rede

            Junto com a renovação da linha de produtos, outro pilar do crescimento da Ford foi o eficiente trabalho de fortalecimento da rede de distribuidores. Em 2004, foram realizadas 227 ações na rede, com 177 nomeações, e 72 novos grupos foram trazidos para a bandeira. O resultado dessas ações se refletiu diretamente no desempenho no varejo: os novos distribuidores respondem por 44% das vendas da marca. A Rede Ford é formada hoje por 439 distribuidores, sendo 378 de automóveis e 61 de caminhões.

 

Conquistas em caminhões

            A produção de caminhões da Ford somou 19.681 unidades de janeiro a novembro de 2004, que representam um crescimento de 29,2% sobre o volume do mesmo período no ano passado. O número de caminhões licenciados cresceu 9,3%, totalizando 14.587 unidades.

            As exportações de caminhões da marca também cresceram 85% em unidades, atingindo 4.795 veículos, e geraram uma receita de US$ 88,3 milhões. Os resultados positivos do ano foram impulsionados por vários fatores, incluindo a manutenção do dólar em patamares aceitáveis, a alta das exportações, o bom desempenho do agronegócio, com safras recordes, e a recuperação da economia argentina.

            Na área esportiva os caminhões Ford também brilharam, conquistando títulos importantes nas pistas. A equipe Ford/Djalma Fogaça foi campeã brasileira de Fórmula Truck, tanto no torneio de marcas como de pilotos, com o piloto Beto Monteiro e os caminhões Ford Cargo 4331 MaxTon. E a equipe Ford/Território 4x4 venceu o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country e a Taça Brasil com o Ford F-4000 4x4, comandado pelo trio Ricardo Domingues, Nilo de Paula e Henrique Furika.

 

Coleção de prêmios

            A Ford também foi líder em prêmios no setor automobilístico em 2004. Foi eleita a montadora mais admirada do ano na pesquisa da revista Carta Capital (em 2003 foi a quarta) e passou a ocupar a 18ª posição no ranking das 150 empresas mais admiradas do Brasil (em 2003 foi a 35ª), além de ser eleita a Montadora do Ano pela revista Autodata.

            O Novo Fiesta Sedan foi eleito o “Carro do Ano 2005” (AutoEsporte), “Melhor Carro Nacional”, “Carro Abiauto” (Abiauto) e “Melhor Carro Nacional Acima de 1.001 cc” (Top Car TV).  A Ranger conquistou os títulos de “Picape do Ano 2005” (AutoEsporte), “Melhor Picape” (Abiauto), “Melhor Picape” e “Melhor Off-Road 4x4 (Top Car TV) e “Top List Rural 2004” (revista Rural).

            O EcoSport venceu o prêmio de “Melhor Utilitário Esportivo” (Abiauto) e “Melhor Compra 2004” na categoria Utilitário Esportivo (Quatro Rodas). O Ka foi eleito o hatch compacto de melhor satisfação do consumidor na pesquisa “Os Eleitos” (Quatro Rodas). O Clube do Picapeiro Ford ganhou o prêmio IBest 2004 como “Melhor Site de Relacionamento”.

            A Campanha Desafio Preço Justo Ford também foi considerada a melhor ação na área de logística, entre 170 “cases” concorrentes, no Simpósio da Ciclo. A campanha aumentou 900% a venda de kits de peças e fez crescer 20% o tráfego nas oficinas da rede, sem problemas de abastecimento.

 

Avanço na exportação

            As exportações da Ford somaram 101.462 unidades de janeiro a novembro de 2004, o que aponta um crescimento de 33% em relação ao volume exportado no ano passado. Em valores, suas exportações totalizaram US$ 880,9 milhões de janeiro a outubro, um crescimento de 41% sobre igual período de 2003.

            Os principais mercados externos para os veículos da Ford Brasil foram o México (58%), a Argentina (35%), o Chile (4%) e a Austrália (1%). Os principais produtos exportados foram o EcoSport (38%), o Novo Fiesta (34%) e o Ka (15%).

 

Indústria no Brasil e América do Sul

            A indústria automobilística brasileira cresceu 20,8% no acumulado de janeiro a novembro de 2004, com a produção de 2.020.700 veículos, segundo dados da Anfavea. O número de veículos licenciados avançou 11,2% no mesmo período, somando 1.400.800 unidades. As exportações cresceram 50,1% e geraram US$ 7,522 bilhões. Até novembro, o setor abriu 11.227 novos postos de trabalho.

            Na América do Sul, as vendas de veículos somaram 2.080.000 unidades até novembro. A participação da Ford nos principais países da região, em novembro, foi de 13,6% no Brasil, 16,6% na Argentina, 11,5% na região Andina e de 4,5% no Chile. As vendas de caminhões na América do Sul cresceram 49,5% no mesmo período, totalizando 25.500 unidades.


Fonte: Imprensa Ford

 

 

28/12/2004 - Ford HP