18/09/2008 - Novidades Ford no Salão de Paris 2008

Novo Ka, Fiesta Econetic, Focus RS e Kuga são os destaques

 

Ka europeu

 

Das novidades exibidas em Paris, a mais esperada é o novo Ka europeu, que, diferentemente do modelo brasileiro, ainda não havia sofrido nenhuma alteração desde o lançamento, em 1996. Seu estilo combina a nova linguagem de design Kinetic da Ford com o espírito jovem e ousado do carro original.

 

 

            A dirigibilidade continua a ser um dos atributos principais do novo Ka, qualidade reconhecida em todos os mercados em que está presente, inclusive o do Brasil. Ele oferece duas opções de motores: Duratec 1.2 L a gasolina, de 69 cv, e Duratorq TDCi turbodiesel 1.3 L, de 75 cv, ambos econômicos e com nível reduzido de emissões, dentro do padrão Euro IV. A suspensão, a direção e o chassi foram desenvolvidos com o claro objetivo de proporcionar o melhor comportamento dinâmico da categoria.

 

Fiesta ECOnetic

 

 

             Na linha Fiesta, a principal novidade é o modelo ECOnetic, que estará à venda na Europa no final do ano. Modelo mais despojado da marca na região, ele se destaca pelo estilo, economia de combustível e eficiência no controle de emissões. Equipado com motor diesel Duratorq TDCi 1.6 L, de 90 cv, roda até 31 km com um litro de combustível na estrada. Também é o modelo Ford na Europa com emissões mais baixas: apenas 98 gramas de CO2 por quilômetro, sem ficar devendo em desempenho. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 178 km/h.

 

Focus RS

 

 

             Na outra ponta, o novo Focus RS, com início de vendas no início de 2009, é um carro para quem gosta de velocidade. Com motor Duratec 2.5 L turbinado, de cinco cilindros, desenvolve a potência de 300 cv, torque de 440 Nm e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. Também é equipado com um sistema inovador de suspensão dianteira, conhecido como “RevoKnuckle”, que cria um novo conceito de carro de alto desempenho com tração dianteira.

Com bitola 40 mm mais larga, rodas de 19 polegadas e pneus 235/35 de perfil baixo, o protótipo exibe entradas de ar no capô, arcos de rodas largos e aerofólio de duas lâminas que destacam a sua cara “brava”. Muitos de seus elementos são emprestados do Focus RS WRC, bicampeão mundial de rally em 2006 e 2007, que este ano briga pelo tricampeonato.

 

Kuga

 

 

O crossover Kuga, lançado na Europa em maio deste ano com motor diesel, ganha em 2009 uma nova versão com motor Duratec Turbo 2.5 L a gasolina, de cinco cilindros e 200 cv, além da opção de transmissão automática Durashift 5-tronic, que permite trocas manuais ou automáticas. Em praticamente três meses o modelo atingiu 30.000 unidades, mostrando que o segmento crossover, como ocorre nos Estados Unidos, também vem conquistando adeptos na Europa.

Para completar, a Ford mostra os novos pacotes de personalização “Ford Individual” para o Fiesta e o Mondeo, com uma série de itens externos e internos para os clientes que desejam dar seu toque pessoal ao carro.

 

Fonte: Imprensa Ford

 

voltar
18/09/2008 - Ford HP

Fotos: Divulgação