Ford Fiesta Sedan Pulse 1.6 2008

Ele vem renovado, para manter o bom desempenho no segmento.

 

Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith - Piloto de Testes FORDHP

Passados 2 anos do lançamento do Fiesta Sedan, e 4 do lançamento do Fiesta Mk6 (geração atual do Fiesta), de maneira inédita na indústria, a Ford lançou ainda em janeiro/2007 a versão 2008 da linha Fiesta. Recheada de mudanças estéticas, tanto no interior, como no exterior do veículo, a atualização veio para manter o bom desempenho de vendas e sanar alguns problemas do modelo anterior.

As motorizações não sofreram alterações. Inclusive mantendo o módulo de injeção  Magnet Marelli que no Focus Flex e na Courier Flex, não é mais usado. 

A linha renovada

O Ford Fiesta 2008 conta com duas carrocerias, versões e motorizações na linha 2008.

FLY

1.0

Motor: 1.0 Rocam Flex.

Série: Limp/Desemb/Lav Vidro Tras., Brake Light, Aviso Son. de Luzes Acesas.
Opcionais: A/C, DH, Vidros e travas elétricas. 

 

PULSE

1.0

Motor: 1.0 Rocam Flex.

Série: Fly 1.0 completo + Acabamento Pulse, A/C, DH, Vidros e Travas Elétricos.

Opcionais: -

 

FLY

1.6

Motor: 1.6 Rocam Flex

Série: Aquec., Limp/Des/Lav Vidro Tras., Brake Light, Aviso Son. de Luzes Acesas.

Opcionais: A/C e DH.

 

PULSE

1.6

Motor: 1.6 Rocam Flex
Série:
Fly 1.6 + Acabamento Pulse,  A/C, DH, Vidros e Travas Elétricos.
Opcionais:
Esp. Elétr.+ Rodas de Liga Leve + CD + Som + Alarme + Air Bag + ABS

Para maiores informações, consulte nosso artigo de lançamento do Fiesta 2008 (aqui) ou então o configurador online de veículos Ford (aqui).

Basicamente, as versões Fly e Pulse são apenas as antigas versões First e Trend com nomes atualizados. No Fiesta sedan, a variedade de catálogos é superior à encontrada no Fiesta Hatch. A grande novidade da linha é a criação do Kit Class, que combina Ar Condicionado, Direção Hidráulica e Vidros e Travas Elétricas com preço reduzido.

  
A nova frente se adaptou bem ao restante do veículo.

O estilo Kinetic 

A atualização implementada em 2008, estréia o estilo Kinetic no Brasil. O conceito Kinetic se baseia na impressão de movimento mesmo com o veículo parado e é a tendência atual de design da Ford mundial. 

Além da nova frente, apenas novas rodas. A traseira continua a mesma.

O novo conjunto ótico dianteiro combinado com o novo pára-choque, sem dúvida não é tão harmonioso quanto o conjunto anterior. As formas da grade e do pára-choque levam a uma imagem excessiva de robustez. As novas rodas, não seguem a nova tendência e apresentam desenho mais delicado.


O novo farol, estilo kinetic

Apesar de tudo, as mudanças surtiram efeito, em 2006, entre janeiro e maio, foram vendidos 38.849 Fiestas, em 2007, 46.251, diferença de 19% (fonte: Fenabrave). A diferença não é maior apenas devido ao fato do veículo ter sido lançado no meio de janeiro e a existência de mais concorrentes no segmento (Prisma, Polo Renovado e agora Logan).

Interior e Equipamentos

Renovado, o interior do Fiesta ganhou novas formas e ganhou elogios da imprensa especializada. Confira o que mudou.


Novo painel e console, modernidade dentro do Fiesta.

Painel e Console:

O novo painel traz instrumentos remodelados e com novos grafismos. Os indicadores de nível de combustível e de temperatura do motor passam a ser analógicos. Apesar do desenho arrojado e moderno, as molduras do tacômetro e velocímetro são muito grandes, e os motoristas mais altos não enxergam parte do painel. Na versão avaliada, Pulse, o fundo branco não contrasta com os números também brancos, impossibilitando uma leitura rápida dos mesmos. À noite, a situação melhora e o sistema de iluminação indireta de cor verde com ponteiros vermelhos torna a leitura simples e agradável. Mudou também o comutador do hodômetro parcial, que passa a exibir sempre a rodagem total e comutar relógio e hodômetro parcial.


Detalhe do novo grafismo.

O console teve sensível melhora nos materiais, os novos difusores de ar são bonitos e muito práticos. A nova forma é moderna e a aplicação de duas tonalidades é muito bonita. As rebarbas nos plásticos diminuíram, mas a qualidade de montagem parece ter piorado, devido aos vãos existentes entre as peças.

Equipamentos:

A versão avaliada, completa, oferece um ótimo nível de equipamentos. Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Trio elétrico, Abertura elétrica do porta-malas, Cd-Player, Alarme anti-furto, Faróis de Neblina, Rodas de Liga Leve, Freios ABS, Air Bag Duplo, Luzes individuais de leitura, Porta-Luvas e Porta-malas com iluminação, Bancos de Couro com seção central em tecido aveludado, Bolsa guarda revistas e Ajuste de altura do banco do motorista. A lista é extensa, e o valor de tabela do veículo avaliado é de R$ 51.020,00 (junho/07), um acréscimo de R$ 14.750,00 em relação ao Fly básico. 

Vidros elétricos, Cd Player, Alarme e Luzes individuais de leitura fazem parte dos equipamentos disponíveis.

Infelizmente o CD-Player, apesar de oferecer uma boa qualidade de som e o formato "double-din" (maior), não reproduz arquivos MP3 e não possui entrada USB para MP3 players (ítens oferecidos atualmente nos aparelhos mais simples do "after-market"). Desejável seria também conectividade Bluetooth. Ainda é válido citar a falta de regulagem de altura do volante e uma abertura interna da tampa de combustível.

Espaço, Ergonomia, Conforto e Porta-malas:

A posição de dirigir é boa, entretanto a regulagem de altura do volante faz muita falta devido ao novo painel. O novo console é um pouco maior que o antigo, reduzindo sensívelmente o espaço dianteiro. Devido à traseira alta, a visibilidade traseira pelo retrovisor interno é bastante comprometida, mas tal problema é compensado pela excelente visibilidade dos retrovisores externos.

Bom espaço. Destaque para o banco de Couro e Tecido.

O espaço interno continua excelente. Quatro adultos e uma criança acomodam-se sem problemas. Todos viajam com bom espaço para as pernas e cabeça.

Bom espaço no porta-malas. As dobradiças que não invadem a área útil e o porta-objetos sob o carpete.

O porta-malas é muito bom, com 463 litros. Suficiente para acondicionar 2 malas grandes e algumas sacolas. Ainda existe, sob o carpete do porta-malas, um útil porta-objetos, onde é possível armazenar o kit de primeiros socorros, por exemplo. O estepe fica sob o porta-malas, exigindo a remoção total da bagagem caso seja necessário o seu uso. Ainda é possível reclinar o banco traseiro, aumentando a capacidade de bagagem.

Notas do Editor:

A linha Fiesta 2008 conta com atributos para se manter como um dos compactos premium preferidos do Mercado. A renovação traz novo fôlego e promove a volta da atenção da mídia especializada ao Fiesta, fato que impulsiona as vendas. Como a renovação não aumentou os preços e ainda trouxe mais possibilidades de escolha ao consumidor, a mesma foi positiva e válida.

 

O segmento dos sedans compactos anda um pouco confuso, pois apesar da enxurrada de produtos no mercado, nenhum concorre diretamente com o outro. Por isso, diferenciar-se da concorrência é um ótimo argumento para convencer o consumidor.

 

Portanto, se você deseja um Sedan compacto atualizado, com bom valor de revenda, ótimo espaço interno e grande confiabilidade, o Fiesta supre com louvor suas necessidades e é a melhor escolha.

 

 

Avaliações FORDHP - Início

www.fordhp.com.br