Ford Fiesta Sedan Pulse 1.6 2008
Ele vem renovado, para manter o bom
desempenho no segmento.
Reportagem, Texto, Fotos: Mark Smith
- Piloto de Testes
FORDHP
Passados 2 anos do lançamento do Fiesta Sedan, e 4 do lançamento do
Fiesta Mk6 (geração atual do Fiesta), de maneira inédita na indústria, a
Ford lançou ainda em janeiro/2007 a versão 2008 da linha Fiesta.
Recheada de mudanças estéticas, tanto no interior, como no exterior do
veículo, a atualização veio para manter o bom desempenho de vendas e
sanar alguns problemas do modelo anterior.
As motorizações não sofreram alterações. Inclusive mantendo o módulo de
injeção Magnet Marelli que no Focus Flex e na Courier Flex, não é
mais usado.
A linha renovada
O
Ford Fiesta 2008 conta com duas carrocerias, versões e motorizações na linha 2008.
FLY
1.0 |
Motor: 1.0 Rocam
Flex.
Série:
Limp/Desemb/Lav Vidro Tras., Brake Light, Aviso Son. de
Luzes Acesas.
Opcionais: A/C, DH, Vidros e travas elétricas. |
|
PULSE
1.0 |
Motor: 1.0 Rocam Flex.
Série: Fly 1.0 completo + Acabamento Pulse, A/C, DH, Vidros e Travas
Elétricos.
Opcionais: -
|
|
FLY
1.6 |
Motor: 1.6 Rocam Flex
Série:
Aquec., Limp/Des/Lav Vidro Tras., Brake Light, Aviso Son. de
Luzes Acesas.
Opcionais: A/C e
DH.
|
|
PULSE
1.6 |
Motor:
1.6 Rocam Flex
Série: Fly 1.6 + Acabamento Pulse, A/C, DH, Vidros e
Travas Elétricos.
Opcionais: Esp. Elétr.+ Rodas de Liga Leve + CD
+ Som + Alarme + Air Bag + ABS |
Para maiores informações, consulte nosso artigo de lançamento do Fiesta
2008 (aqui) ou então o configurador online de veículos Ford (aqui).
Basicamente, as versões Fly e Pulse são apenas as antigas versões First
e Trend com nomes atualizados. No Fiesta sedan, a variedade de catálogos
é superior à encontrada no Fiesta Hatch. A grande novidade da linha é a
criação do Kit Class, que combina Ar Condicionado, Direção Hidráulica e
Vidros e Travas Elétricas com preço reduzido.
A nova frente se adaptou bem ao restante do
veículo.
O estilo Kinetic
A atualização implementada em 2008, estréia o estilo Kinetic no Brasil.
O conceito Kinetic se baseia na impressão de movimento mesmo com o
veículo parado e é a tendência atual de design da Ford mundial.
|
|
|
Além da nova frente, apenas novas rodas. A
traseira continua a mesma. |
O novo conjunto ótico dianteiro combinado com o novo pára-choque, sem
dúvida não é tão harmonioso quanto o conjunto anterior. As formas da
grade e do pára-choque levam a uma imagem excessiva de robustez. As
novas rodas, não seguem a nova tendência e apresentam desenho mais
delicado.
O novo farol, estilo kinetic
Apesar de tudo, as mudanças surtiram efeito, em 2006, entre janeiro e
maio, foram vendidos 38.849 Fiestas, em 2007, 46.251, diferença de 19%
(fonte: Fenabrave). A diferença não é maior apenas devido ao fato do
veículo ter sido lançado no meio de janeiro e a existência de mais
concorrentes no segmento (Prisma, Polo Renovado e agora Logan).
Interior e Equipamentos
Renovado, o interior do Fiesta ganhou novas formas e ganhou elogios da
imprensa especializada. Confira o que mudou.
Novo painel e console, modernidade dentro do Fiesta.
Painel e Console:
O novo painel
traz instrumentos remodelados e com novos grafismos. Os indicadores de
nível de combustível e de temperatura do motor passam a ser analógicos.
Apesar do desenho arrojado e moderno, as molduras do tacômetro e
velocímetro são muito grandes, e os motoristas mais altos não enxergam
parte do painel. Na versão avaliada, Pulse, o fundo branco não contrasta
com os números também brancos, impossibilitando uma leitura rápida dos
mesmos. À noite, a situação melhora e o sistema de iluminação indireta
de cor verde com ponteiros vermelhos torna a leitura simples e
agradável. Mudou também o comutador do hodômetro parcial, que passa a
exibir sempre a rodagem total e comutar relógio e hodômetro parcial.
Detalhe do novo grafismo.
O console teve sensível
melhora nos materiais, os novos difusores de ar são bonitos e muito
práticos. A nova forma é moderna e a aplicação de duas tonalidades é
muito bonita. As rebarbas nos plásticos diminuíram, mas a qualidade de
montagem parece ter piorado, devido aos vãos existentes entre as peças.
Equipamentos:
A
versão avaliada, completa, oferece um ótimo nível de equipamentos. Ar
Condicionado, Direção Hidráulica, Trio elétrico, Abertura elétrica do
porta-malas, Cd-Player, Alarme anti-furto, Faróis de Neblina, Rodas de
Liga Leve, Freios ABS, Air Bag Duplo, Luzes individuais de leitura,
Porta-Luvas e Porta-malas com iluminação, Bancos de Couro com seção
central em tecido aveludado, Bolsa guarda revistas e Ajuste de altura do
banco do motorista. A lista é extensa, e o valor de tabela do veículo
avaliado é de R$ 51.020,00 (junho/07), um acréscimo de R$ 14.750,00 em
relação ao Fly básico.
|
|
|
Vidros elétricos, Cd
Player, Alarme e Luzes individuais de leitura fazem parte dos
equipamentos disponíveis. |
Infelizmente o CD-Player, apesar de oferecer uma boa
qualidade de som e o formato "double-din" (maior), não reproduz arquivos
MP3 e não possui entrada USB para MP3 players (ítens oferecidos
atualmente nos aparelhos mais simples do "after-market"). Desejável
seria também conectividade Bluetooth. Ainda é válido citar a falta de
regulagem de altura do volante e uma abertura interna da tampa de
combustível.
Espaço,
Ergonomia, Conforto e Porta-malas:
A
posição de dirigir é boa, entretanto a regulagem de altura do volante faz muita falta devido ao novo painel. O novo console é um pouco maior que o
antigo, reduzindo sensívelmente o espaço dianteiro. Devido à traseira
alta, a visibilidade traseira pelo retrovisor interno é bastante
comprometida, mas tal problema é compensado pela excelente visibilidade
dos retrovisores externos.
|
|
Bom espaço. Destaque
para o banco de Couro e Tecido. |
O
espaço interno continua excelente. Quatro adultos e uma criança
acomodam-se sem problemas. Todos viajam com bom
espaço para as pernas e cabeça.
|
|
|
Bom espaço no porta-malas.
As dobradiças que não invadem a área útil e o porta-objetos sob o
carpete. |
O
porta-malas é muito bom, com 463 litros. Suficiente para acondicionar 2 malas grandes
e algumas sacolas. Ainda existe, sob o carpete do porta-malas, um útil
porta-objetos, onde é possível armazenar o kit de primeiros socorros, por
exemplo. O estepe fica sob o porta-malas, exigindo a remoção total da
bagagem caso seja necessário o seu uso. Ainda é possível reclinar o
banco traseiro, aumentando a capacidade de bagagem.
Notas do Editor:
A linha Fiesta 2008 conta com
atributos para se manter como um dos compactos premium preferidos do Mercado. A renovação
traz novo fôlego e promove a volta da atenção da mídia especializada ao
Fiesta, fato que impulsiona as vendas. Como a renovação não aumentou os
preços e ainda trouxe mais possibilidades de escolha ao consumidor, a
mesma foi positiva e válida.
O segmento dos sedans compactos anda um pouco confuso, pois apesar da
enxurrada de produtos no mercado, nenhum concorre diretamente com o
outro. Por isso, diferenciar-se da concorrência é um ótimo argumento
para convencer o consumidor.
Portanto, se você deseja um Sedan compacto atualizado, com bom valor de
revenda, ótimo espaço interno e grande confiabilidade, o Fiesta supre
com louvor suas necessidades e é a melhor escolha.
Avaliações FORDHP -
Início
www.fordhp.com.br
|